Notícias do Novo Tílias News

Nove acadêmicos mexicanos iniciam semestre letivo na Unoesc

Intercambistas de Joaçaba em passeio turístico na cidade de Treze Tílias.



A Unoesc está recebendo nove acadêmicos mexicanos para cursar o primeiro semestre letivo de 2016 na instituição. A vinda à Unoesc é resultante dos convênios firmados pelo setor de Mobilidade Acadêmica, que trabalha para fortalecer e ampliar os vínculos de cooperação internacional com instituições de ensino do exterior.

Em Joaçaba, quatro dos intercambistas — Jamibeth Mina González, Axel Andres Jaquez Barranco, Luis Daniel Olivas Buahaya e Marlen Saldaña Barraza — cursarão Odontologia. Todos são da Universidade Autonôma de Chihuahua (UACH). Além deles, outros dois intercambistas desta mesma universidade — Alan Rafael Machuca Maldonado e Juan Andres Ibarvo Gracia — frequentarão os cursos de Medicina e Administração, respectivamente.

Da Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABC), Eduardo Rodriguez Ledesma cursará Publicidade e Propaganda em Joaçaba e Amy Ruth Alvarez Pérez Arquitetura e Urbanismo, na Unoesc Xanxerê. O campus de São Miguel do Oeste também está recebendo, pela primeira vez, um intercambista. Florentino Alvídrez Lozano da UACH cursará os componentes curriculares de Sistemas de Informação, Interface Homem e Máquina e Sistemas Distribuídos, no curso de Ciência da Computação.

O acolhimento aos estudantes estrangeiros foi realizado em todos os campi. Em Joaçaba, a diretora de Graduação, professora Liliane Simara Fernandes, representou o reitor da universidade, professor doutor Aristides Cimadon. Além de repassar dados da instituição aos alunos, falou sobre a adaptação dos estudantes no Brasil e na Unoesc.

— Ambos os países e universidades têm muitas coisas em comum, tenho certeza que vocês vão se sentir em casa — falou a professora Liliane.

Intercambista de Xanxerê e a professora Irene Sá Affolter.Intercambista de Xanxerê e a professora Irene Sá Affolter.
A coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, agradeceu os alunos por escolherem a Unoesc como destino, comentando que este é maior número de intercambistas já recebidos pela instituição em um único semestre.

— Vocês teriam uma ampla possibilidade de estar em qualquer outra universidade no Brasil e escolheram a nossa, o que nos deixa muito felizes. Nós enquanto mobilidade daremos todo o suporte que precisarem neste momento — disse Kaline.

A coordenadora de Mobilidade Acadêmica da Unoesc Xanxerê, professora Irene Sá Affolter, falou sobre a experiência internacional que é um dos pontos mais valorizados pelos recrutadores no currículo dos profissionais.

— Quando você faz intercâmbio, você agrega ao seu currículo e a sua vida um mundo de possibilidades, tanto pessoais, quanto profissionais. Interagir com o mundo do outro nos enriquece em todos os sentidos — destacou.

Além dos intercambistas, a Unoesc está recebendo uma estudante de Cuba. Laura Borges Hernandez cursará Odontologia em Joaçaba, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), dos Ministérios da Educação e de Relações Exteriores. O programa oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Recepção no campus de São Miguel do Oeste.
Recepção no campus de São Miguel do Oeste.
Nova experiência

Cada um dos estudantes que inicia esta nova etapa traz na bagagem muitos sonhos e metas. Além de adquirirem conhecimento, a experiência oportunizará a convivência com novos amigos e outra cultura.

Amy Ruth Alvarez Pérez contou um dos seus sonhos ao realizar intercâmbio: lecionar espanhol nas escolas. A estudante optou por este país porque gosta muito de crianças e leu, nos meios de comunicação do México, que, aqui no Brasil, há muitas crianças com necessidades. Assim, pretende engajar-se em atividades humanitárias durante o tempo em que estiver aqui.

Na Unoesc, gostaria de aprender mais sobre a cultura e as pessoas e ter um conhecimento profissional aprofundado, aprendendo diferentes técnicas de seu curso.



Texto: Jessica Novello
Fonte: Portal Éder Luiz