
Natalino enfatizou a necessidade do secretário Sopelsa ser mais um aliado na busca pelo entendimento com o governador e com a cadeia produtiva do setor para que a carne suína catarinense, além da qualidade que possui, possa ter competitividade no mercado nacional, fomentando ainda mais o crescimento da atividade. Conforme do deputado, a redução do ICMS não causaria grandes impactos nos cofres do governo e ofereceria, como em outras oportunidades, um grande incentivo aos pequenos produtores.
Outro tema debatido com o secretário faz referência ao alto preço do milho, cuja saca está sendo vendida acima dos R$ 40 no Estado, praticamente o dobro do valor de mercado habitual. Natalino avalia que é necessária a intervenção do poder público para amenizar a disparada nos preços, utilizando mecanismos como a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para aumentar a oferta do produto e equilibrar os valores repassados aos produtores.
Os dois temas serão debatidos em uma reunião convocada pelo deputado nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa, com a presença de deputados e entidades do agronegócio para promover um diagnóstico da atual situação e os caminhos a serem seguidos diante do cenário que atravessa a suinocultura catarinense.
Fonte: Assessoria de Imprensa