Foto: Ilustrativa |
Em Pouso Redondo, choveu 80 milímetros e três comunidades estão ilhadas. Há desbarrancamentos e obstrução nas estradas dos distritos de Aterrado, Corruchel, Serril e São Miguel. Nestas comunidades, o transporte escolar foi suspenso nesta sexta-feira. Em Braço do Trombudo, foram registradas enxurradas que deixaram escolas e estabelecimentos comerciais inundados. Duas casas ficaram destruídas e houve quedas de barreiras. Sete famílias estão desalojadas. A Defesa Civil está fazendo o levantamento dos danos.
Os maiores acumulados de chuva foram registrados em: Atalanta (73mm); Garuva (71mm); Joinville (62mm); Itapoá (56mm); Brusque (48mm); Jaraguá do Sul (48mm); Camboriú (44mm); Brusque (40mm); Corupa (37mm); Ituporanga (36mm); e Rodeio (36mm).
Frente fria causa chuva forte e temporais
No decorrer do sábado e domingo, 27 e 28, uma frente fria avança por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva em todas as regiões. A chuva pode ser forte por alguns momentos e persistente, principalmente nas regiões próximas ao Paraná, onde o acumulado deve chegar a 100mm no domingo.
Além da chuva, há risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo, principalmente no sábado e na madrugada de domingo, à medida que a frente fria avança pelo estado. No domingo, o calor diminui devido à cobertura de nuvens e vento sul.
Recomendações da Defesa Civil SC
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.
Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro é o melhor local durante uma tempestade.
Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
Fonte: Rádio Videira AM