Na manhã desta quarta-feira 20/01, representantes do Banco do Brasil entregaram à Prefeitura de Joaçaba a segunda etapa dos estudos ambientais visando as obras de ampliação do Aeroporto Santa Terezinha. Estiveram reunidos o Prefeito Rafael Laske, o Vice-Prefeito Marcos Weiss, ACIOC, vereadores e imprensa.
Joaçaba está entre os 13 aeroportos catarinenses contemplados com o Programa de Investimento e Logística do Governo Federal. O programa prevê cinco etapas: estudo de viabilidade técnica, estudo preliminiar, anteprojeto, licitação e obras. O Documento entregue hoje compreende o estudo ambiental simplificado (EAS) e o Estudo de Conformidade Ambienta (ECA) tanto da parte já existente no aeroporto como da que se refere a ampliação do local.
Na semana que vem, uma empresa contratada pelo Banco do Brasil, estará em Joaçaba fazendo os estudos da Zona de proteção dos arredores do aeroporto. A expectativa da Prefeitura, é que no segundo semestre de 2016 seja possível fazer as licitações para conhecer as empresas que executarão as obras, fase que é a quarta etapa a ser cumprida.
No encontro, o Prefeito Rafael Laske ressaltou a importância de bem construir o projeto ” Estamos pensando um aeroporto para realmente atender a região e por isso a importância do planejamento”. declarou o prefeito. O valor estimado para as obras do aeroporto é de R$ 67,5 milhões. Dentre as principais ações estão o novo terminal de passageiros, pista de pouso e decolagem, seção de contra incêndios, pátio de aeronaves e operação por instrumento.
De acordo com o Presidente da Câmara de Vereadores Jucelino Ferraz, a entrega de mais esses estudos ambientais demonstra que o projeto de revitalização do aeroporto realmente sairá do papel “Muita gente desacredita que nosso aeroporto voltará a operar regularmente, mas diante de um projeto tão adiantado a esperança se renova”. comentou o Vereador.
Para o presidente da ACIOC, Mircon Becker, não so empresas serão beneficiadas com as obras do aeroporto. ” Hoje o maior problema é mesmo com a mobiidade já que se perde muito tempo com os deslocamentos, porém, com a revitalização do aeroporto não só essa necessidade será suprida. Haverá geração de emprego, renda e sobretudo desenvolvimento da região” concluiu o Presidente da ACIOC.