Notícias do Novo Tílias News

Cerca de 800 alunos videirenses assistiram à peça Vim Ver Maria

24 de setembro é considerado o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Infanto-Juvenil, para comemorar a data, a Prefeitura de Videira, por meio do departamento de Ação Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), trouxeram para Videira a peça teatral "Vim ver Maria". O espetáculo foi realizado nesta quinta-feira (17), em duas sessões gratuitas, no Centro de Eventos Vitórias (CEVI).

O teatro conta a história de uma menina, a Maria, que sofre abusos por parte do tio enquanto seus pais não estão em casa. Dentro dessa narrativa, os atores desenvolvem algumas situações que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que levam ela a enfrentar a situação e denunciar.

A peça teatral temática é baseada em fatos reais, sendo fundamentada em relatos cedidos por psicólogas e assistentes sociais do país. O principal objetivo é assegurar de forma lúdica, ações preventivas contra a violência sexual, possibilitando que as crianças sejam educadas a identificar o abuso precocemente e gerar atitudes de autoproteção.

De acordo com a coordenadora do CREAS - Jociane Oliveira Dutra, os alunos dos terceiros anos das escolas municipais e estaduais de Videira assistiram o teatro, atingindo cerca de 800 crianças. "O abuso sexual infantil é um assunto delicado, que as crianças não sabem como lidar e nem como agir quando se veem vítimas dele. O Grupo Soarte, de Ourinhos - São Paulo, por intermédio do teatro, chama a atenção para a prevenção do abuso sexual infantil" explica.

Cabe ressaltar que o CREAS realiza um trabalho permanente de orientação e combate ao abuso sexual em todos os ambientes: na família, nas ruas e nas escolas. O teatro, também é das alternativas preventivas, que busca difundir o assunto de maneira descontraída e didática ao mesmo tempo.





Fonte: Rádio Videira AM