Notícias do Novo Tílias News

Videira: Galeria de Artes do CEVI recebe a exposição “As Paredes da Minha Infância”

A abertura acontece na terça-feira (18), com a participação do autor das obras - o renomado pintor catarinense Adilson Guanabara

14/08/2015 - A Prefeitura de Videira, por meio do Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Turismo e Cultura, realiza a exposição "As Paredes da Minha Infância", do conceituado e pintor catarinense - Adilson Guanabara. A exposição abre na próxima terça-feira (18), na Galeria Municipal de Artes do Centro de Eventos Vitória (CEVI). Às 20 horas, haverá uma conversa com o artista que falará sobre a sua carreira e o mundo das artes.

As obras exibidas representam a peculiar infância do artista, fazendo menção a liberdade, as brincadeiras e a inocência. "Com um traço marcante, envolto pela mágica essência da criatividade e das cores vivas, o artista expressa toda a leveza da alma construída a partir da sua infância", define o diretor do Núcleo de Artes Visuais - José Renatho Borges.

Configurando-se como um dos maiores artistas do Estado e do país, Guanabara já realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, foi destaque em revistas de arte de grande circulação no Brasil, além de ter participado de conceituados salões de artes plásticas. Em Videira, a exposição ficará aberta para visitação entre os dias 18 de agosto e 4 de setembro, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45. Fora deste horário, há a necessidade de fazer o agendamento pelo telefone (49) 35666132. A entrada é gratuita.

O Artista

Nascido no município de Bom Retiro/SC, o artista Adilson Fernandes Guanabara, começou a despertar seus dons artísticos ainda criança quando desenhava nas paredes da casa dos pais com carvão e giz que trazia da escola. O primeiro contato real com a arte deu-se no ano de 1974 quando, aos 22 anos, saiu do interior ingressando em seu primeiro emprego no ramo de telecomunicações. Antes de se mudar para Joaçaba, em 1984, o artista residiu nos municípios catarinenses de Caçador e Lages.

Em 1998, já com sua carreira artística mais consolidada e sob influências das correntes artísticas fauvista, impressionista e expressionista, Guanabara montou sua molduraria e Galeria de Arte, trabalhando paralelamente como diretor municipal de cultura do município de Joaçaba. Mas, foi em 2011, que Guanabara passou a se dedicar exclusivamente à sua arte, envolvido em projetos culturais e atuando como palestrante voluntário em escolas. Atualmente, apesar de ter se aposentado por tempo de serviço, Guanabara vive exclusivamente para a arte.




Fonte: Assessoria de Imprensa