Notícias do Novo Tílias News

Videira: Feira do Conhecimento e Festival da Canção movimentam escolas

Dois eventos com o cunho educativo e cultural foram realizados pelas escolas estaduais de Videira, integrantes da Gerência de Educação da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR). Na sexta-feira, dia 7, foi a vez da EEB Inspetor Eurico Rauen realizar a 2ª Feira do Conhecimento, com mais de 20 projetos sendo apresentados. Nesta segunda-feira, dia 10, a EEB Professora Adelina Régis realizou o tradicional Festival da Canção, onde 30 estudantes estiveram participando. O Secretário regional, Dorival Carlos Borga, esteve prestigiando e enalteceu os resultados "Cada vez que visito as nossas escolas estaduais fico impressionado com a qualidade da educação. Quero reforçar a comunidade para que nessas oportunidades, que adentrem nas escolas e conheçam um pouco mais da nossa educação e do comprometimento de todos que fazem acontecer" afirmou

A Feira do Conhecimento foi realizada durante os turnos da manhã e tarde e mobilizou além de professores e estudantes, toda a comunidade escolar, que pode prestigiar um pouco do que é desenvolvido em sala de aula. Os projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar foram apresentados por alunos selecionados em sala de aula.

O projeto intitulado "Vinho Biodinâmico" foi um dos apresentados pelos alunos do programa Mais Educação, do 4º e 5º ano. Para o desenvolvimento da atividade, vários conceitos foram aprendidos como: transformação de diâmetro para raio; processo de fermentação, entre outros. Para a professora Anilde Anzanello De Bortoli, a proposta era aprofundar o conhecimento em uma iniciativa que integrasse a história de Videira. "O vinho faz parte da história, porém o vinho tradicional, já era de conhecimento dos alunos. A proposta de trabalhar com o biodinâmico visou inovar e desenvolver ainda mais conhecimentos" afirmou a professora.

A Feira ainda apresentou uma diversidade de conteúdos. Os alunos da professora Sueli Perazzoli Trindade, abordaram as vanguardas na arte e na literatura da Educação Básica. Segundo a professora, o objetivo foi promover uma leitura contextualizada que aliasse a teoria e a prática. A diretora Marisa Trindade Dambros, parabenizou todos os projetos "Foi uma feira excelente devido a qualidade dos projetos, ao empenho pedagógico bem articulado o que possibilitou aos alunos passarem por todas as etapas da pesquisa e absorverem muito conhecimento. A feira propiciou que esses belíssimos trabalhos chegassem ao conhecimento dos pais e da comunidade. Todos estão de parabéns" afirmou.

Nesta segunda-feira, dia 10, foi a vez da EEB Professora Adelina Régis, realizar a segunda edição do Festival da Canção, que mobilizou 30 alunos com apresentações diversificadas. Dos hinos evangélicos ao rock in roll, a unidade escolar foi palco dessa iniciativa. O Festival foi realizado pela primeira vez na semana do estudante de 2014, e foi reeditada neste ano devido ao grande sucesso.

Com a música como parte integrante da matriz curricular no Ensino Médio Inovador, os alunos puderam apresentar um pouco do que é desenvolvido em sala de aula. Além da apresentação, os melhores colocados receberam medalhas e assinaturas no Jornal Folha Diário. Para a diretora Marizete Possenti, os alunos se envolvem bastante "Tivemos um aumento no número de participações em referência ao ano passado e ficamos felizes pela qualidade visível nas apresentações. Mais do que os talentos os alunos passam a ter noções de figurino, expressão corporal, rítmica e afinação" finaliza Marizete destacando que a proposta é coordenada pelo professor de música, Julio Cesco.



Fonte: Assessoria de Imprensa