Notícias do Novo Tílias News

Água Doce - Alunos do Centro Educacional Frei Silvano apresentam projetos voltados à economia de água e preservação da água

Os estudantes das professoras Adriana Tonial Piaia e Evandra Regina Macagnan, participaram na noite de ontem na sessão da Câmara de Vereadores de Água Doce para apresentar projetos desenvolvidos em sala de aula com os temas: Nascentes, um Bem Precioso e Economize Água, Economizando Luz.

Segundo a Diretora do Frei Silvano Giceli Brezolin, o projeto Economize Água, Economize Luz, já está classificado na primeira etapa da Projeto Verde é Vida da Mostra Científica Afubra.

Em novembro, o concorre a uma vaga para representar o município de Água Doce, Filial Afubra Herval D'Oeste em Santa Cruz do Sul. Ela diz que foi um orgulho apresentar os projetos na câmara para os vereadores e para os pais presentes.

De autoria da Presidente da Câmara, Marli Guerreiro foram aprovadas duas moções de parabenização pela longevidade de 90 anos.

A primeira para Ewaldo Mário Lampert, que nasceu em Taquara, no Rio Grande do Sul no dia 8 de agosto de 1925, e veio morar na Comunidade de Vila Kenedy, no Município de Luzerna com um ano de idade.

No ano de 1943, veio morar em Linha Olinda, onde reside até hoje. Casou-se com Hildegart Krug, In Memoriam, tiveram quatro filhos: Ilone, Romaldo, Lucila e Marlene. Ewaldo têm doze netos e quinze bisnetos, e recebe os cuidados de seu filho Romaldo e a esposa Leoni, além do neto Leinor e esposa Josiane, e sua bisneta Mariana que fazem companhia a ele.

A Segunda homenagem foi destinada para Hilda Ludovig. Nascida em Pelotas, Rio Grande do Sula no dia 05 de agosto de 1924, é filha de Germano Ludivig e Ida Ludovig, In Memoriam. Tiveram 6 filhos, sendo eles: Renilda, Nair, Etuino, Osmar, Valdir e Olívia.

Aos 7 anos de idade dona Hilda veio junto com seus pais e irmãos morar na comunidade de Linha Olinda, no Município de Água Doce. Casou-se com Hugo Grahl, In Memoriam no ano de 1944.  Tem 30 netos, 46 bisnetos e 1 trineto.

Em nome da Câmara de Vereadores, a Presidente Marli também expressou a satisfação de poder homenagear pessoas que contribuíram para o engrandecimento do município e trabalharam de forma honesta, digna e servem de exemplo para todos.

A Vereadora Denise Putton, apresentou indicação ao executivo, para que junto ao secretário responsável, estude a viabilidade de proceder com reparos imediatos nas pontes, que cortam estradas localizadas nas proximidades da comunidade de Linha Paiol de Telhas.

Segundo Denise, a pedido de moradores da comunidade, existe a necessidade de troca de vigas de uma das pontes, localizada na estrada principal, pois segundo ela, há o tráfego de veículos de carga, transporte escolar e demais usuários, que a utilizam o local diariamente.

Denise indica também que a ponte construída por tubos, localizada nas proximidades do Clube da Comunidade, sejam retirados e, que se proceda com a edificação imediata de uma nova ponte, para oferecer mais segurança aos usuários.

Denise diz que outras pontes que merecem atenção são as que dão acesso à propriedade da Família Araldi, pois, de acordo com a vereadora, estão em condições precárias. Ela sugeria ainda, que as pontes têm necessidade de ser ampliadas, tendo vista que há o deslocamento de maquinários pesados e a passagem tem sido feito por dentro do rio.

Foram apreciados dois projetos de lei vindos do Executivo. O primeiro, dispõe sobre a guarda, depósito e venda de veículos automotores apreendidos, removidos, retirados de circulação, bem como, sobre o serviço de remoção de veículos em decorrência de Infração. Sobre este projeto, usaram a tribuna da câmara de Vereadores, a Diretora de Trânsito Evarista Trento e o Cabo Chaves da Polícia Militar.

Segundo eles, o pátio do referido projeto irá auxiliar o trabalho da Polícia Militar pois, hoje a guarnição de Água Doce não pode fazer um trabalho extensivo no que diz respeito a apreensão de veículos, e com este local apropriado, a ação da Polícia será facilitada.

E também deu entrada o projeto complementar, que altera a Lei e torna obrigatório a exigência da Nota Fiscal Eletrônica aos prestadores de serviços cadastrados no MEI e Profissional Liberal Autônomo. 

Fonte: Rádio Tropical FM