Público lotou a maior parte do teatro. (Fotos: Joce Pereira) |
Casa cheia foi assim que o Teatro Alfredo Sigwalt de Joaçaba ficou na noite desta quinta-feira (18), quando recebeu mais de 350 participantes para o 2º Seminário “A Gestão Empresarial no Cenário Econômico Atual”. O evento que foi uma parceria Sebrae, CDL, ACIOC de Joaçaba ACIRP de Capinzal e Ouro teve como slogan “E- agora Brasil? Gestão, Produtividade, Liderança e Motivação. A abertura contou com os pronunciamentos de Sueli Bernardi coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste, Paulo Delfino Pinto presidente em exercício da CDL de Joaçaba, Mircon Roberto Becker, presidente da Acioc E Darlo Juliano Bedin presidente da Acirp.
Darlo Juliano Bedin presidente da Acirp disse que este é um momento para reflexão e de sensibilidade, pelo cenário econômico brasileiro. “Este seminário é de uma importância impar para que o empresário se mantenha atualizado sobre inovação e receber a dose necessária de otimismo, tão necessária neste momento”. Mircon Roberto Becker, presidente da Acioc, destacou a forte presença de público o que mostra o interesse do empresário, empreendedor em se manter atualizado. “Este seminário nos traz um ambiente de mais otimismo num momento difícil para a economia brasileira, mas não podemos parar, precisamos produzir, atender nossos clientes”. Paulo Delfino Pinto presidente em exercício da CDL de Joaçaba, também destacou a forte presença do público regional. “Somos mais uma vez parceiros do Sebrae em um evento de suma importância, que traz assuntos pertinentes, com certeza saímos daqui com mais informações para nos auxiliar no dia a dia”.
A coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi destacou que o grande público presente mostra o interesse de todos pela informação, em se manter ativo no mercado em um momento que o País enfrenta dificuldades e é por isso o Sebrae promove este seminário com o objetivo de trazer informações sobre o cenário empresarial de forma positiva e com tema sempre atual.
Palestras
O palestrante Roberto Zardo abordou o tema “Em tempos de crise como fortalecer as organizações”, frisando que há duas vertentes, dois caminhos para sair da crise: pessoas capacitadas e preparadas e lideranças que incentivem a inovação. Zardo disse que o Brasil não está no grupo dos países economicamente desenvolvidos como os EUA e o Reino Unido que melhoraram seu desempenho de 2014 para 2015 e já sentem as melhorias no campo econômico. “Já o Brasil está com a sua economia estagnada, a crise não é mundial, é local. Para um crescimento precisa haver equilíbrio econômico financeiro e sócio ambiental, sem os dois aliados não há como dar certo, o empresário precisa conhecer o mercado o seu cliente e ter responsabilidade social” Roberto Zardo é diretor Técnico do Excelência SC, facilitador de palestras e workshops de desenvolvimento gerencial e consultor em processos organizacionais.
Gil Giardelli falou sobre “Inovação Radical e a Era dos Valores”. Estudioso de Cultura Digital, com 16 anos de experiência. Web ativista, em sua palestra ele deixou claro á todos “Quem inova não sai do mercado”. Giardelli fez questão de dizer que um dos problemas do Brasil é o que mesmo sendo criativo e inovador não coloca sua ideias em prática, na maioria das vezes as grandes empresas trazem profissionais de outros países para fazê-lo. “ Isso porque o Brasil não usa os seus talentos que conseguem mostrar seu potencial lá fora, dificilmente aqui. É necessário gestão inovação e mudança, estamos na era da inovação radical. Essa crise que vivemos não é econômica e sim de civilização é o que estamos vivenciando. Esta é a era da cooperação, para se manter firme o empresário vai ter que unir-se aos outros .Vivemos em um mundo conectado e a revolução digital já transformou o modo como o mundo os negócios são conduzidos nos dias atuais. Mas como adaptar o seu negócio a este admirável novo mundo de maneira assertiva e aproveitar ao máximo os recursos e possibilidades inovadoras que este cenário oferece? Trabalhar em sintonia com o mundo ao seu redor é fundamental!”
Finalizando foi realizado O Talk Show com palestrantes e representantes dos empresários. Também contou com a participação Paulo Teixeira do Vale Pereira, coordenador estadual de Projetos Individuas do Sebrae/SC. Com a atuação do moderador os participantes fizeram perguntas entre si e também respostas ao público.
Texto: Joce Pereira
Fonte: ederluiz.com.vc