Caminhão arrastado pela força do vento. (Foto: Tudo sobre Xanxerê) |
Até o momento, devido as condições, a Defesa Civil contabiliza duas mortes, uma confirmada e outra informada, em decorrência do vendaval. Segundo o Coordenador Regional de Xanxerê, Luciano Peri, várias pessoas foram levadas com ferimentos para unidades de saúde do município. Ainda não se tem um levantamento total de pessoas machucadas. Pelo menos sete bairros foram afetados pelos fortes ventos. As rajadas causaram destruição e prejuízos ainda inestimáveis. Um ginásio desabou. A estimativa inicial é que 500 imóveis tenham sido afetados em pelo menos sete bairros.
O Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli mantém como prioridade o atendimento as vítimas. A Defesa Civil já disponibilizou diante do ocorrido, itens de auxílio humanitário, que são compostos de kits de acomodação, água potável – se necessário-, lonas e telhas.
O município ainda sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia. Profissionais das empresas de fornecimento desses serviços, já trabalham para o restabelecimento dos produtos.
De acordo com a Gerência de Monitoramento e Alerta, desde sexta-feira, 17, avisos foram emitidos no site da Defesa Civil, redes sociais e para coordenadores municipais, através de grupos via whatsapp.
(Foto: Tudo sobre Xanxerê) |
Fonte: Defesa Civil/SC