A secretária de Saúde – Maria Eneida Furlin Dresch explica que para os enfermeiros aturem nas escolas realizando os testes, a Secretaria elaborou um protocolo institucional, que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e posteriormente, todos os profissionais passaram por uma capacitação que foi coordenada pelo médico oftalmologista Cláudio Nakano.
A enfermeira coordenadora do programa de Atenção Básica do Município - Letícia Fumagalli Béz destaca que a realização do Teste de Snellen funciona como uma triagem, já que o enfermeiro realiza o teste e, se a criança apresentar alguma alteração vai receber um encaminhamento para ser atendida por um médico oftalmologista, que é quem fará o diagnóstico.
A secretária de Educação – Roberta Martinez aponta que o PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o acompanhamento da saúde de crianças e adolescentes dentro das creches e escolas. Além da avaliação ocular; (Ensino fundamental e Médio com Teste de Snellen) a parceria com a Saúde ainda prevê a realização de avaliação antropométrica; avaliação de saúde bucal; e verificação da situação vacinal.
Fonte: Silvia Palma - Assessoria
de Comunicação Prefeitura de Videira