Notícias do Novo Tílias News

Polícia Ambiental apreende 16 pássaros silvestres em residência de Lacerdópolis

Proprietário que é reincidente vai 
receber multa de R$ 24 mil


Depois de receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental (PMA) com sede em Herval d´Oeste, esteve visitando uma residência na cidade de Lacerdópolis onde informações davam conta de que um homem tinha em sua residência alguns animais silvestres ameaçados de extinção. Os policiais estiveram no local, e constataram o crime sendo que 16 pássaros de várias espécies estavam em gaiolas.

Segundo o tenente Tatiano Cabral, o homem é reincidente neste crime, sendo assim, vai receber uma multa de valor triplo o que deverá chegar na casa dos R$ 24 mil. “Nenhum dos pássaros encontrado na residência deste homem está ameaçado de extinção, mas nenhum deles tinha a documentação para que eles pudessem ser mantidos em cativeiro”, argumentou Cabral.

Entre as espécies da fauna local apreendidas foram encontrados trinca ferros, azulões e sabiás e até mesmo dois cardeais do nordeste, além de redes para capturas, arapucas e 25 gaiolas vazias. “Além da multa e do processo que ele terá que responder ainda poderá pegar um ano de detenção, se assim a justiça entender, pelo fato de ser reincidente”, completou o tenente.

Os dois canários do nordeste passarão por uma adaptação no centro de triagem da Polícia Militar Ambiental em Florianópolis antes de voltarem para a região de origem, enquanto que os demais pássaros apreendidos serão soltos em nossa região. Concluindo o tenente Tatiano Cabral fez questão de ressaltar a importância das pessoas continuarem denunciando estes crimes ambientais, “só assim poderemos pegar essas pessoas que ficam agindo fora da lei, tentando tirar vantagens financeiras”.

Por Julnei Bruno






Fotos: Polícia Militar Ambiental


Fonte: Rádio Catarinense