Notícias do Novo Tílias News

MEC reafirma que situação do Fies para as Instituições da Acafe será resolvida

Reitor da UNOESC participou da reunião em Brasília

O reitor da Unoesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor Aristides Cimadon, participou, nesta quinta-feira (19), em Brasília, de mais uma reunião com o Ministério da Educação (MEC). Novamente o encontro teve como objetivo a negociação das novas regras de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na oportunidade, o ministro interino do MEC, Luiz Cláudio Costa, reafirmou que, para as Instituições da Acafe, o problema do Fies será resolvido.

 No último encontro, a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) alegou que ingressaria judicialmente com ação própria, visando a liberação do limitador imposto. No entanto, o MEC promoveu um novo encontro para buscar a solução. Conforme orientação repassada pelo Ministério, é necessário que a partir de agora, os alunos efetuem o aditamento do contrato. Segundo destacou a coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante da Unoesc (SAE), Fernanda Regensburger Poletto, este é um processo normal de renovação, onde o aluno comprova qual o valor de semestralidade a ser financiado.

O processo é realizado através do sistema eletrônico do Fies. Entretanto, percebe-se que o mesmo passa por uma adaptação, pois, as Instituições de Ensino Superior, não conseguem concluí-lo. Ao final de todas as etapas necessárias a mensagem recebida é de que o valor de aditamento estará sujeito a avaliação do MEC.


Fonte: Jéssica Novello