Notícias do Novo Tílias News

Mais de 70 mil litros de água são economizados em campanha promovida pelo Simae

Dos três municípios, apenas Herval d´Oeste 
aumentou consumo

No último domingo (22) foi comemorado o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, o Sistema Intermunicipal de Água e Esgoto (Simae) de Joaçaba, realizou na sexta-feira (20) a campanha denominada o Dia da Consciência Limpa.

Segundo a administradora da autarquia, Elizabete Sartori neste dia foi constatado uma redução de consumo de água em Joaçaba de 1,77%. Já na cidade de Luzerna essa redução foi de 4,10%, enquanto que no município de Herval d´Oeste, houve um incremento, ou seja, o consumo aumentou em 1,55%.

“Analisando e buscando uma explicação lógica para tudo isso, nós verificamos que em Joaçaba a média de consumo da população nas sextas-feiras estava em 187 litros por habitante/dia. Já a média de Herval d´Oeste era menor, sendo 153 litros por habitante e na cidade de Luzerna estava com 196 litros por habitante. Isso nos mostra que houve uma redução em Luzerna de 8 litros por habitante neste dia”, explicou Elizabete.

Em se tratando do município de Herval d´Oeste, onde foi registrado uma alta no consumo de água, a administradora do Simae ressalta que “faltou um pouco de sensibilidade da comunidade para aderir a campanha neste dia. Ao invés de economizar, os hervalenses aumentaram em 3 litros por habitante na sexta-feira. Acredito que algumas pessoas não tomaram conhecimento da campanha ou tiveram atividades diferentes neste dia ou de fato resolveram não se envolver, porque acharam que já tem um consumo bem razoável”.

A conclusão do Simae em cima dos números apresentados, segundo Elizabete Sartori, é de que “nós devemos prosseguir com essa campanha de conscientização e do uso responsável, sendo que cada dia devemos sensibilizar mais as pessoas. Agradeço o envolvimento dos meios de comunicação e da rede municipal de ensino, bem como também de algumas empresas que nos ajudaram a fazer essa sensibilização neste dia”.

A economia total nos três municípios na sexta-feira não chegou a 1%, mesmo assim, a sobra foi de aproximadamente 72 mil litros neste dia.

Por Julnei Bruno


Fonte: Rádio Catarinense