Com o objetivo de integrar professores, alunos e pais de uma forma dinâmica e prática para acesso de informações, a Secretaria do Estado da Educação disponibilizou um novo sistema criado para as Escolas Públicas do Estado, as plataformas virtuais "Professor On-line" e "Estudante On-line". Pensando nisso, a EEB Pe Bruno Pokolm realizou nos dias 10 e 11 de fevereiro uma capacitação aos alunos sobre o novo sistema "Estudante On-line", o qual os mesmos poderão ter acesso às suas notas, seus documentos escolares, as disciplinas de sua grade curricular, notícias diversas e até mesmo bibliotecas pedagógicas, jogos educativos e cursos online.
Para o secretário regional Dorival Borga, a ferramenta contribui também para aproximar os pais/responsáveis do universo da escola, sendo que estes poderão ter acesso e exercer uma forma de acompanhamento da educação escolar de seus filhos. "Queremos que os pais estejam cada vez mais presentes na educação dos filhos. Essa ferramenta contribui muito para essa atividade, facilitando acesso a informações importantes, bem como a diversos conhecimentos dirigidos, com links de bibliotecas, dicionários, atas e muito mais. Para os pais que não tiverem acesso a internet, as escolas disponibilizam a estrutura para que esses pais também possam utilizar essa ferramenta" destacou.
A capacitação dirigida aos estudantes teve início com a apresentação da ferramenta e suas possibilidades. Na sequência foram explicados e repassados os dados necessários para o login no sistema, composto pelo número da matrícula e data de nascimento. Todos os alunos receberam as informações em um papel e fixaram no caderno diário. Por fim os alunos puderam utilizar a ferramenta na Sala de Tecnologias Educacionais.
Na plataforma "Estudante on-line" os alunos puderam verificar informações sobre os dados da escola, sua localização, o calendário escolar, dados da turma em que o estudante está inserido e quem são seus professores. As atividades como trabalhos e provas também podem ser disponibilizados no sistema por meio do espaço "Atividades". A ferramenta ainda conta com notas e boletins, documentos como declaração de matrícula, atestado de freqüência e histórico escolar.
Um espaço virtual que impressionou os estudantes concentra-se na área de "Educação On-line" onde estão disponíveis dicionários, biblioteca, museus e galerias, atas e enciclopédias, jogos e desafios, além de cursos e oficinas.
Segundo a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, estas plataformas são alimentadas por meio dos dados oriundos do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc) "É um sistema integrado que visa tornar mais dinâmico e prático o acesso a informações das escolas. A plataforma Professor On-line funcionará como um Diário de Classe virtual, onde o professor registrará a frequência dos estudantes, conteúdos trabalhados, agenda, avaliações e também poderá ver o desempenho dos seus alunos em outros componentes curriculares. Uma equipe da GERED está visitando todas as escolas para auxiliar os professores na familiarização com o novo sistema", finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Para o secretário regional Dorival Borga, a ferramenta contribui também para aproximar os pais/responsáveis do universo da escola, sendo que estes poderão ter acesso e exercer uma forma de acompanhamento da educação escolar de seus filhos. "Queremos que os pais estejam cada vez mais presentes na educação dos filhos. Essa ferramenta contribui muito para essa atividade, facilitando acesso a informações importantes, bem como a diversos conhecimentos dirigidos, com links de bibliotecas, dicionários, atas e muito mais. Para os pais que não tiverem acesso a internet, as escolas disponibilizam a estrutura para que esses pais também possam utilizar essa ferramenta" destacou.
A capacitação dirigida aos estudantes teve início com a apresentação da ferramenta e suas possibilidades. Na sequência foram explicados e repassados os dados necessários para o login no sistema, composto pelo número da matrícula e data de nascimento. Todos os alunos receberam as informações em um papel e fixaram no caderno diário. Por fim os alunos puderam utilizar a ferramenta na Sala de Tecnologias Educacionais.
Na plataforma "Estudante on-line" os alunos puderam verificar informações sobre os dados da escola, sua localização, o calendário escolar, dados da turma em que o estudante está inserido e quem são seus professores. As atividades como trabalhos e provas também podem ser disponibilizados no sistema por meio do espaço "Atividades". A ferramenta ainda conta com notas e boletins, documentos como declaração de matrícula, atestado de freqüência e histórico escolar.
Um espaço virtual que impressionou os estudantes concentra-se na área de "Educação On-line" onde estão disponíveis dicionários, biblioteca, museus e galerias, atas e enciclopédias, jogos e desafios, além de cursos e oficinas.
Segundo a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, estas plataformas são alimentadas por meio dos dados oriundos do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc) "É um sistema integrado que visa tornar mais dinâmico e prático o acesso a informações das escolas. A plataforma Professor On-line funcionará como um Diário de Classe virtual, onde o professor registrará a frequência dos estudantes, conteúdos trabalhados, agenda, avaliações e também poderá ver o desempenho dos seus alunos em outros componentes curriculares. Uma equipe da GERED está visitando todas as escolas para auxiliar os professores na familiarização com o novo sistema", finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa