Notícias do Novo Tílias News

Água Doce – COAPPA é contemplada com projeto e realiza solenidade de inauguração de implementos recebidos

A Cooperativa Aguadocense de Pequenos Produtores Artesanais foi contemplada com Projeto Social.



Conforme Vilson José Ghidorsi, Consultor da Sentinela Agronegócios, responsável pela elaboração do projeto, o último sábado foi marcado pela inauguração do Projeto, que foi destaque no cenário nacional.

Ele esclarece que foram parceiros do projeto com a Cooperativa, a Fundação Banco do Brasil, a Sentinela Agronegócios Consultoria e Assessoria, e a Prefeitura de Água Doce.

Ghidorsi explicou que a Sentinela atuou de forma voluntária na confecção do projeto, que foi selecionado dentre outros 270 no país.

O projeto possibilitou a aquisição de equipamentos para agroindustrialização, com objetivo de agregar renda aos produtos da agropecuária. Foram recebidos equipamentos para industrializar e processar frutas para confecção de doces, para merenda escolar, bem como linha completa de equipamentos para panificação, também destinada à merenda escolar.

Vilson Ghidorsi salientou que a Coapa tem, no município, a primeira agroindústria totalmente legalizada, e dentro dos padrões de estrutura física, todos os equipamentos licitados e dentro da normativa de segurança, bem como os colaboradores serão todos capacitados para atuação.

Também será organizada a parte logística para distribuição dos produtos industrializados aos mercados, escolas e clientes, com um todo.

O projeto contempla cerca de 40 famílias que terão mais uma oportunidade de trabalho e renda na região. Conforme Vilson Ghidorsi as pessoas que trabalharem na industrialização serão remuneradas por hora trabalhada.

Todo mês será efetuada uma prestação de contas do que foi produzido, será retirado o valor dos insumos, parte dos lucros serão distribuídos e parte ficará no fundo de capital da Cooperativa.

A Presidente da Cooperativa Aguadocense de Pequenos Produtores Artesanais, Lúcia Storchio Oldoni, afirmou estar extremamente contente com a conquista da Coapa. Ela destacou os esforços para a construção da estrutura física da cozinha que abriga os implementos e equipamentos recebidos.

Conforme Lúcia é uma cozinha de cerca de 80 metros quadrados, que custou em torno de 25 mil reais, a estrutura física.

Os equipamentos recebidos pelo projeto já estão todos instalados na unidade de produção da Coapa. Conforme a presidente os principais equipamentos recebidos foram fogão a gás, mexerola para produção de geleias e polentas, dois fornos um a gás e um elétrico, um batedor com capacidade para 18 litros, um cilindro industrial, uma amassadeira, um enrolador, um fatiador e quatro estufas para aquecer o pão, além de uma máquina que produz doces e salgados, com capacidade para produção de 5 mil unidades/hora.

A Coappa está situada na Rua 15 de Novembro, n° 289, ao lado da casa da Cultura, em Água Doce.

O Gerente da Agência do Banco do Brasil de Água Doce, César Block, destacou a ação social que viabilizou o projeto que contemplou a Cooperativa. Conforme ele o Banco entrou com a parceria para efetivar e viabilizar a aquisição dos equipamentos, a fundo perdido, no valor de 70 mil reais.

O Prefeito Novéli Sganzerla, presente no ato inaugural no último sábado, destacou a importância do projeto, a parceria da administração que contempla, com aumento de renda, mais de 40 famílias. Conforme o prefeito, neste projeto, a administração investiu 20 mil reais. Contudo, tem atuado efetivamente junto a Cooperativa desde sua fundação.

O Secretário de Agricultura do município, Vanir Putton,  destacou que o projeto e a iniciativa da Coappa, em Água Doce, agregam valor ao agronegócio.






Fonte: Rádio Tropical FM