Notícias do Novo Tílias News

Polícia Militar Ambiental recupera pássaros em Água Doce que estavam em cativeiro

Animais deverão ser soltos ou levados até Florianópolis

A Polícia Militar Ambiental de Herval d’ Oeste desde o último final de semana, está intensificando a fiscalização quanto ao combate dos caçadores de pássaros na região de Água Doce. Os policiais estão empenhados em recuperar os animais que estão vivendo em cativeiro, e principalmente de prender os caçados considerados ilegais que estão se aproveitando da saída destes animais, em especial papagaios e tiriba para capturá-los e posteriormente realizarem o comércio.

“Estivemos hoje em Água Doce e em quatro residências identificamos três papagaios do peito roxo aqui da nossa região que estão em extinção, além de uma tiriba da testa vermelha que não está em extinção”, justificou o tenente Tatiano Cabral, comandante da Polícia Militar Ambiental de Herval d´Oeste.

Segundo o tenente a multa para cada um dos papagaios que foram encontrados é de R$ 5 mil, além do crime ambiental que leva os envolvidos a detenção de um ano. “Estamos intensificando nosso serviço para descobrir quem está efetuando a venda destes animais silvestres na região, pois para nós estão envolvidos quem apanha as aves no ninho, quem vende e quem também compra”, argumentou o tenente. Os animais passarão a partir de agora por uma triagem e se tiverem em condições serão novamente soltos no seu habitat, caso contrário poderão ser encaminhados ao Centro de Triagem da Polícia Ambiental em Florianópolis.

Finalizando, tenente Tatiano Cabral confirmou que a Polícia Militar Ambiental já tem pistas sobre o autor da comercialização destas aves silvestres na região. “Mas por enquanto até que possamos terminar as investigações, estamos guardando o nome em sigilo”.

Por Julnei Bruno




Fonte: Rádio Catarinense