A Prefeitura de Videira por meio das secretarias de Educação e Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos da Biblioteca Euclides da Cunha (AABEC) finalizam os últimos preparativos para a 5ª Feira do Livro e o 1º Encontro da Magia da Leitura no Mundo dos Pingos. A abertura oficial dos eventos está prevista para o próximo dia 13 de novembro, às 9h, no Centro de Eventos Vitória - CEVI. Serão três dias de programação privilegiando os escritores e as livrarias videirenses.
Segundo o presidente da AABEC - Jairo Viebrantz Neto, a Feira terá a participação de cinco escritores videirenses: o jornalista Vitor Hugo Brandalise, que será o patrono do evento, o médico Francisco Karam; o padre Deolino Baldisserra, o professor Elcio Alberton e a professora Marilda Schneider. Os expositores também serão todos da cidade: Livraria Real, Recanto do Livro, JVC\Siqueira Comércio de Livros e Livraria São João. Além disso, o evento ainda contará com o Cantinho dos Quadrinhos e com o Cantinho Espírita.
Outras atrações da 5ª Feira do Livro serão o casal Mary e Eliardo França considerados um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro, além da escritora Lu Menezes, que além de palestrar no evento, ministrará duas oficinas de Escrita Criativa: uma voltada aos professores da Rede Municipal e outra aberta ao público, com as inscrições podendo ser feitas na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha. Além disso, durante o evento os organizadores irão homenagear o juiz de Direito da Vara do Trabalho de Videira, Luiz Osmar Franchin como "Amigo dos Amigos da Biblioteca", pelas frequentes doações repassadas para a AABEC.
A secretária de Educação - Roberta Martinez destaca que ao promover a 5ª Feira do Livro e o 1º Encontro da Magia da Leitura no Mundo dos Pingos, os organizadores querem que Videira se torne um polo irradiador e incentivador da leitura e da cultura, além de dinamizar e desenvolver ações educativas/culturais que favoreçam e divulguem a identidade e a história regional, a partir da leitura, da comunicação e da expressão. "A literatura como instrumento de formação está diretamente ligada a uma das atividades básicas do indivíduo em sociedade: a leitura. Se desejarmos que as crianças e os jovens desenvolvam o gosto pela leitura, é essencial que esse estímulo seja carregado de intencionalidade e é o que este evento propõe".
Durante toda a programação a feira estará aberta para visitação e aquisição de livros. A entrada é franca.
Confira a programação completa dos eventos:
13/11 - quinta-feira:
09h - Abertura da Feira e do Evento (Apresentação do Grupo de Cordas do Núcleo de Música e Homenagens)
10h - Palestra com o escritor videirense - Vitor Hugo Brandalise
12h - Encerramento
13h30 - Abertura da Feira
14h às 16h - Oficina de Escrita Criativa com Lu Menezes, para profissionais de educação
14h às 17h - Contação de Histórias com a equipe da Unoesc
14h30 às 15h30 - Cantinho do Escritor: Pe. Deolino Baldissera
19h às 20h - Cantinho do Escritor: Dr. Francisco Karam
19h30 - Apresentação Coral Italiano Voci Del Vigneto (IFC)
20h - Bate Papo com Lu Menezes. Mediação Edelcio Lopes
20h30 às 21h30 - Cantinho do Escritor: Elcio Alberton
22h - Encerramento
14/11 - sexta-feira:
08h - Abertura da Feira
09h - Apresentação do Grupo de Sopro e Percussão do Núcleo de Música
09h às 11h30 - Contação de Histórias com a equipe da Unoesc
09h30 - Palestra Mary França
12h - Encerramento
13h30 - Abertura
14h30 - Palestra Mary França
16h às 17h - Cantinho do Escritor - Vitor Hugo Brandalise
19h às 20h- Cantinho do Escritor: Marilda Schneider
19h30 às 21h30 - Oficina de Escrita Criativa com Lu Menezes, aberta ao público em geral (30 vagas - inscrições na Biblioteca Municipal até o dia 10/11 pelo fone 3566-6063)
22h - Encerramento
15/11 - sábado:
08h às 12h - Feira Aberta para Visitação
12h0- Encerramento
Conheça os palestrantes:
Vitor Hugo Brandalise - Patrono 5ª Feira do Livro de Videira
Nascido em Videira, Vitor Hugo Brandalise é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina desde 2007, com mestrado em Comunicação pela Universidade de La Coruña, Espanha. Vencedor de sete prêmios nacionais e internacionais de reportagem, entre eles o Prêmio Petrobrás de Jornalismo 2013 e o Prêmio Editora Globo de Jornalismo 2013 e o Prêmio Real Sociedad de los Amigos del País de Santiago de Compostela, Espanha. Trabalhou cinco anos como repórter do jornal O Estado de S. Paulo, um ano como repórter do jornal La Voz de Galícia (Espanha) e foi editor de jornalismo da revista internacional GQ, da Editora Globo. Publicou em 2013 o livro-reportagem O Theatro Municipal de São Paulo - Histórias Incríveis e Causos Insólitos, pela Editora Senac, e hoje trabalha na produção de outros dois livros-reportagem. Para falar sobre esse o livro do Theatro, Vitor Hugo foi entrevistado por Jô Soares em dezembro de 2013, junto com o co-autor da obra, Edison Veiga.
Deolindo Baldissera - Natural de Videira com a seguinte formação acadêmica: Licenciatura em Filosofia e Pedagogia, Bacharel em Teologia, Licenciatura e mestrado em Psicologia e doutorado em Ciências da religião. Obras publicadas: De quem sou eu para quem sou, Sou o que faço de minha história, Acompanhamento personalizado, Serviço de escuta, Navegando em reflexões sobre a vida, Identidade Vocacional, Pe. Jordan um inspirador e Palavras chave e representações psíquicas de Deus.
Elcio Alberton - Professor na EEB Professora Adelina Régis, Padre Católico, Licenciado em Filosofia, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Educação e em Teologia Dogmática. Palestrante e conferencista motivacional. Publicou os livros: "Construir Esperança, Para Além das Fronteiras e O Santo Vigário da Aldeia", colaborou ainda na redação de "Os Fantoches Explicam a Missa", para ser publicado no primeiro semestre de 2015: "Docência: Espiritualidade e Paixão".
Francisco Karam - Nasceu em Bagé, na fronteira Gaúca, em 1919. Formou-se em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi médico em Tupandi (RS) e em Arroio Trinta e Videira (SC). Há mais de 70 anos escreve para revistas e jornais e, publicou os livros Pedra Branca, Memórias de um médico do interior e Não coma veneno - Agrotóxicos e alimentação saudável.
Lu Menezes - Publicitária e marqueteira com mais de 20 anos de mercado, com carreira executiva nas empresas Kienbaum Consultores, Dr. Oetker Produtos Alimentícios, Café 3 Corações e Paramount Home Entertainment. Responsável por planos de marketing, campanhas publicitárias e promocionais, novos negócios e pela interface estratégica das empresas.
Experiência internacional em comitês de marketing na Europa e participação em cursos de Estratégia Criativa, Desenvolvimento de Novos Negócios e Liderança (Amsterdam, Varsóvia, Tel Aviv, Turin, Istambul, Bucareste e Los Angeles). Blogueira desde maio de 2013, com publicações semanais e mais de 16.000 visualizações no período. Autora do livro de crônicas Baião de Três, lançado em agosto de 2013, com cerca de 1000 unidades vendidas. Idealizadora de oficinas de escrita criativa e contação de histórias, com cursos ministrados em oficinas culturais do estado de SP e escolas particulares da baixada santista.
Marilda Pasqual Schneider - Possui Pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho (Portugal), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação e Ensino - UNICAMP e graduação em Letras - Universidade do Contestado. Atua na Universidade do Oeste de Santa Catarina, em cursos de licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação, com estudos na linha de pesquisa Educação, políticas públicas e cidadania. É Editora-chefe da Revista Roteiro; membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO), vinculada ao Grupo de Trabalho Políticas Educativas e Desigualdade na América Latina e Caribe do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO); membro da Red Latinoamericana de estudios epistemologicos em Política Educativa (ReLePe); e, também, membro da Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação (SPCE). É membro do Conselho Editorial das seguintes editoras nacionais: Unoesc, Mercado de Letras e Iglu. Desenvolve pesquisas sobre políticas públicas enfocando, principalmente, diretrizes curriculares nacionais e políticas de avaliação educacional.
Mary e Eliardo França - O casal Mary e Eliardo França é um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro. Autores de livros para crianças há 39 anos, juntos têm mais de 140 títulos publicados. A bem-sucedida aventura literária do casal- ela escritora, ele ilustrador- com obras destinadas ao publico infanto juvenil. Suas obras com textos bem objetivos e belas ilustrações rapidamente conquistam as crianças e os jovens em fase de escolarização, tornando-se também material de apoio didático utilizado nas escolas de todo o Brasil. Seus livros interagem ludicamente e atraem de imediato os leitores na construção de um imaginário rico em detalhes , proporcionando momentos de informação,criatividade e lazer.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Segundo o presidente da AABEC - Jairo Viebrantz Neto, a Feira terá a participação de cinco escritores videirenses: o jornalista Vitor Hugo Brandalise, que será o patrono do evento, o médico Francisco Karam; o padre Deolino Baldisserra, o professor Elcio Alberton e a professora Marilda Schneider. Os expositores também serão todos da cidade: Livraria Real, Recanto do Livro, JVC\Siqueira Comércio de Livros e Livraria São João. Além disso, o evento ainda contará com o Cantinho dos Quadrinhos e com o Cantinho Espírita.
Outras atrações da 5ª Feira do Livro serão o casal Mary e Eliardo França considerados um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro, além da escritora Lu Menezes, que além de palestrar no evento, ministrará duas oficinas de Escrita Criativa: uma voltada aos professores da Rede Municipal e outra aberta ao público, com as inscrições podendo ser feitas na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha. Além disso, durante o evento os organizadores irão homenagear o juiz de Direito da Vara do Trabalho de Videira, Luiz Osmar Franchin como "Amigo dos Amigos da Biblioteca", pelas frequentes doações repassadas para a AABEC.
A secretária de Educação - Roberta Martinez destaca que ao promover a 5ª Feira do Livro e o 1º Encontro da Magia da Leitura no Mundo dos Pingos, os organizadores querem que Videira se torne um polo irradiador e incentivador da leitura e da cultura, além de dinamizar e desenvolver ações educativas/culturais que favoreçam e divulguem a identidade e a história regional, a partir da leitura, da comunicação e da expressão. "A literatura como instrumento de formação está diretamente ligada a uma das atividades básicas do indivíduo em sociedade: a leitura. Se desejarmos que as crianças e os jovens desenvolvam o gosto pela leitura, é essencial que esse estímulo seja carregado de intencionalidade e é o que este evento propõe".
Durante toda a programação a feira estará aberta para visitação e aquisição de livros. A entrada é franca.
Confira a programação completa dos eventos:
13/11 - quinta-feira:
09h - Abertura da Feira e do Evento (Apresentação do Grupo de Cordas do Núcleo de Música e Homenagens)
10h - Palestra com o escritor videirense - Vitor Hugo Brandalise
12h - Encerramento
13h30 - Abertura da Feira
14h às 16h - Oficina de Escrita Criativa com Lu Menezes, para profissionais de educação
14h às 17h - Contação de Histórias com a equipe da Unoesc
14h30 às 15h30 - Cantinho do Escritor: Pe. Deolino Baldissera
19h às 20h - Cantinho do Escritor: Dr. Francisco Karam
19h30 - Apresentação Coral Italiano Voci Del Vigneto (IFC)
20h - Bate Papo com Lu Menezes. Mediação Edelcio Lopes
20h30 às 21h30 - Cantinho do Escritor: Elcio Alberton
22h - Encerramento
14/11 - sexta-feira:
08h - Abertura da Feira
09h - Apresentação do Grupo de Sopro e Percussão do Núcleo de Música
09h às 11h30 - Contação de Histórias com a equipe da Unoesc
09h30 - Palestra Mary França
12h - Encerramento
13h30 - Abertura
14h30 - Palestra Mary França
16h às 17h - Cantinho do Escritor - Vitor Hugo Brandalise
19h às 20h- Cantinho do Escritor: Marilda Schneider
19h30 às 21h30 - Oficina de Escrita Criativa com Lu Menezes, aberta ao público em geral (30 vagas - inscrições na Biblioteca Municipal até o dia 10/11 pelo fone 3566-6063)
22h - Encerramento
15/11 - sábado:
08h às 12h - Feira Aberta para Visitação
12h0- Encerramento
Conheça os palestrantes:
Vitor Hugo Brandalise - Patrono 5ª Feira do Livro de Videira
Nascido em Videira, Vitor Hugo Brandalise é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina desde 2007, com mestrado em Comunicação pela Universidade de La Coruña, Espanha. Vencedor de sete prêmios nacionais e internacionais de reportagem, entre eles o Prêmio Petrobrás de Jornalismo 2013 e o Prêmio Editora Globo de Jornalismo 2013 e o Prêmio Real Sociedad de los Amigos del País de Santiago de Compostela, Espanha. Trabalhou cinco anos como repórter do jornal O Estado de S. Paulo, um ano como repórter do jornal La Voz de Galícia (Espanha) e foi editor de jornalismo da revista internacional GQ, da Editora Globo. Publicou em 2013 o livro-reportagem O Theatro Municipal de São Paulo - Histórias Incríveis e Causos Insólitos, pela Editora Senac, e hoje trabalha na produção de outros dois livros-reportagem. Para falar sobre esse o livro do Theatro, Vitor Hugo foi entrevistado por Jô Soares em dezembro de 2013, junto com o co-autor da obra, Edison Veiga.
Deolindo Baldissera - Natural de Videira com a seguinte formação acadêmica: Licenciatura em Filosofia e Pedagogia, Bacharel em Teologia, Licenciatura e mestrado em Psicologia e doutorado em Ciências da religião. Obras publicadas: De quem sou eu para quem sou, Sou o que faço de minha história, Acompanhamento personalizado, Serviço de escuta, Navegando em reflexões sobre a vida, Identidade Vocacional, Pe. Jordan um inspirador e Palavras chave e representações psíquicas de Deus.
Elcio Alberton - Professor na EEB Professora Adelina Régis, Padre Católico, Licenciado em Filosofia, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Educação e em Teologia Dogmática. Palestrante e conferencista motivacional. Publicou os livros: "Construir Esperança, Para Além das Fronteiras e O Santo Vigário da Aldeia", colaborou ainda na redação de "Os Fantoches Explicam a Missa", para ser publicado no primeiro semestre de 2015: "Docência: Espiritualidade e Paixão".
Francisco Karam - Nasceu em Bagé, na fronteira Gaúca, em 1919. Formou-se em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi médico em Tupandi (RS) e em Arroio Trinta e Videira (SC). Há mais de 70 anos escreve para revistas e jornais e, publicou os livros Pedra Branca, Memórias de um médico do interior e Não coma veneno - Agrotóxicos e alimentação saudável.
Lu Menezes - Publicitária e marqueteira com mais de 20 anos de mercado, com carreira executiva nas empresas Kienbaum Consultores, Dr. Oetker Produtos Alimentícios, Café 3 Corações e Paramount Home Entertainment. Responsável por planos de marketing, campanhas publicitárias e promocionais, novos negócios e pela interface estratégica das empresas.
Experiência internacional em comitês de marketing na Europa e participação em cursos de Estratégia Criativa, Desenvolvimento de Novos Negócios e Liderança (Amsterdam, Varsóvia, Tel Aviv, Turin, Istambul, Bucareste e Los Angeles). Blogueira desde maio de 2013, com publicações semanais e mais de 16.000 visualizações no período. Autora do livro de crônicas Baião de Três, lançado em agosto de 2013, com cerca de 1000 unidades vendidas. Idealizadora de oficinas de escrita criativa e contação de histórias, com cursos ministrados em oficinas culturais do estado de SP e escolas particulares da baixada santista.
Marilda Pasqual Schneider - Possui Pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho (Portugal), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação e Ensino - UNICAMP e graduação em Letras - Universidade do Contestado. Atua na Universidade do Oeste de Santa Catarina, em cursos de licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação, com estudos na linha de pesquisa Educação, políticas públicas e cidadania. É Editora-chefe da Revista Roteiro; membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO), vinculada ao Grupo de Trabalho Políticas Educativas e Desigualdade na América Latina e Caribe do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO); membro da Red Latinoamericana de estudios epistemologicos em Política Educativa (ReLePe); e, também, membro da Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação (SPCE). É membro do Conselho Editorial das seguintes editoras nacionais: Unoesc, Mercado de Letras e Iglu. Desenvolve pesquisas sobre políticas públicas enfocando, principalmente, diretrizes curriculares nacionais e políticas de avaliação educacional.
Mary e Eliardo França - O casal Mary e Eliardo França é um dos grandes fenômenos do mercado editorial brasileiro. Autores de livros para crianças há 39 anos, juntos têm mais de 140 títulos publicados. A bem-sucedida aventura literária do casal- ela escritora, ele ilustrador- com obras destinadas ao publico infanto juvenil. Suas obras com textos bem objetivos e belas ilustrações rapidamente conquistam as crianças e os jovens em fase de escolarização, tornando-se também material de apoio didático utilizado nas escolas de todo o Brasil. Seus livros interagem ludicamente e atraem de imediato os leitores na construção de um imaginário rico em detalhes , proporcionando momentos de informação,criatividade e lazer.
Fonte: Assessoria de Imprensa