Notícias do Novo Tílias News

Protetores ambientais de Joaçaba conhecem parque ecológico

Possibilitando um maior aprendizado sobre o meio ambiente e suas relações, a Polícia Militar Ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal de Joaçaba, nos dias 25 e 26 de outubro, conduziu os alunos do Programa Protetor Ambiental de Joaçaba, a uma viagem de estudos, com destino ao Resort Pedagógico Eco do Avencal, situado no Município de Urubici.

O passeio iniciou com uma trilha em direção à Cascata do Avencal, uma queda d’água com aproximadamente 110 metros de altura. Os alunos, ao longo do trajeto, receberam informações sobre a formação geológica e topográfica da região de Urubici, particularidades da mata local e animais nativos, bem como característica dos recursos hídricos do Eco do Avencal.

Ao anoitecer, os Protetores Ambientais receberam ensinamentos sobre répteis e aracnídeos, suas características e peculiaridades, com contato direto a alguns animais como serpentes, o que proporcionou vencer certos preconceitos em relação a esses animais, aprendendo a respeitá-los, como parte de todo o ecossistema.

Na manhã de domingo os protetores realizaram a Trilha Pedagógica, com visitação aos projetos desenvolvidos no Eco do Avencal. Conhecimentos sobre arqueologia, paleontologia, geografia, química, física, evolução humana, anfíbios, sustentabilidade, fontes de energia, rota dos tropeiros e índios xoklens, foram repassados aos protetores de forma lúdica pelos professores Amilton Berkenbrock e Jairo Palmo.

A estagiária do Programa, Ana Carolina da Silva, relatou que a viagem ao Eco do Avencal proporcionou aos Protetores enriquecer seus conhecimentos de uma divertida, bem como promover a cidadania desses jovens: “O Eco do Avencal proporcionou aos protetores não só ensinamentos sobre o meio ambiente, mas também ensinamentos sobre cidadania. Precisamos respeitar acima de tudo, não só pela natureza, mas pelo próprio ser humano, já que somos todos iguais na essência. Devemos aprender a respeitar todos os seres vivos para que possamos viver em harmonia”.

A viagem de estudos contou com o prestígio do Comandante do 2º Pelotão da 4ª Companhia/BPMA, 1º Tenente Tatiano Cabral Broering, bem como com a presença do Prefeito de Joaçaba, senhor Rafael Laske, que sempre apoiou os trabalhos de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental, e sempre se fez presente nos eventos do Protetor Ambiental. Rafael Laske aproveitou a oportunidade de estar em meio à natureza preservada para inteirar os Protetores sobre a coleta seletiva que ocorre no Município de Joaçaba.



Fonte: http://www.ederluiz.com.vc