Notícias do Novo Tílias News

Estudantes de Design da Unoesc são desafiados a criar produtos para pessoas com limitações.

Focar no ser humano sempre que for projetar um novo produto ou oferecer algum tipo de serviço foi a proposta trazida pelos professores do Núcleo de Gestão em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para acadêmicos do curso de Design da Unoesc Videira, durante workshop realizado na última sexta-feira e sábado, 24 e 25 de outubro, cujo tema central foi deficiência, limitações e acessibilidade.

Nos dois dias o doutor Eugenio Merino e a doutoranda Gisele Merino, trabalharam de forma prática com o grupo de alunos, as diversas situações do cotidiano, e através de experiências práticas, levaram o grupo de alunos a experimentar e sentir na pele as dificuldades encontradas. 

Gisele Merino, o ser humano esta em constante mudança e precisa de adaptações e detalha um pouco desta proposta.
Eugenio Merino, da mesma foram explica que no mundo todo, uma parcela significativa da população apresenta algum tipo de deficiência, motivo que levou a grupo a desenvolver esse projeto e levar pelo Brasil afora.
Atualmente o Núcleo de Gestão em Design da UFSC vem desenvolvendo uma série de produtos e equipamentos, alguns já testados e aprovados, que beneficiam e facilitam a vida do ser humano, principalmente na área da agricultura e saúde.

Para o estudante da 8ª fase do curso de Design da Unoesc Videira, Guilherme Monfroi, essa prática foi enriquecedora, saiu do campo da teoria para a prática, ajudando a pensar em outras situações semelhantes no cotidiano.

- Ajudou a pensar como poderia ocorrer aquela situação e procurar soluções para resolver aquela deficiência.

Já para a estudante da 4ª fase, Nathalia Ogliari, foi importante experimentar essas dificuldades para criar produtos que possam ser úteis para todos.


- Conhecer a acessibilidade desse modo experimental, faz a gente refletir de maneira diferente para estar sempre focado no outro e fazer as adaptações necessárias que melhorem a qualidade de vida do ser humano - refletiu Marya Schwartz, também da 4ª fase.



Fonte: Assessoria de Imprensa