Os paraatletas videirenses estrearam com excelentes resultados nos Jogos Paradesportivos de SC – Parajesc, que aconteceram em Blumenau, na última semana. Videira levou seis paratletas, com idade de 12 a 17 anos: Fagner Lupato, Sérgio Bom Neto, Valdecir Baretti, Elias Padilha, Willian de Jesus e Elias Lopes da Silva. A delegação trouxe para casa seis medalhas: uma de ouro, três de prata e duas de bronze.
O ouro videirense foi conquistado pelo paraatleta Fagner Lupato (DI) no arremesso de peso, com a marca de 7.22m. Fagner ainda trouxe uma prata, no lançamento de dardo e a quarta colocação e nos 100 metros livre, com o tempo de 13.8s, um milésimo de segundo atrás do terceiro colocado.
Na natação Sérgio Bom Neto (DI) obteve duas medalhas de prata nos 50 metros livre e nos 100 metros costas; No tênis de mesa o paratleta Valdecir Baretti (DI) conquistou dois terceiros lugares, sendo que nesta modalidade a competição foi dividida em duas partes: uma envolvendo todos os municípios inscritos e outra que era a seletiva visando a classificação para a etapa nacional, em São Paulo, no mês de novembro dos dias 24 a 29.
Os Parajesc foram organizados pela Fesporte e envolveram os quatro segmentos DI - Deficiência Intelectual, DA - Deficiência Auditiva, DV - Deficiência Visual e DF - Deficiência Física. Para participar da etapa nacional os paratletas deveriam obter as melhores colocações nas três provas que disputassem. No ano passado a delegação catarinense participou com 120 paratletas e neste ano ocorreu um corte de verbas federais e reduziu 40 vagas catarinenses, sendo assim muitos que teriam potencial para estarem lá junto com os seus professores foram deixados de fora e Videira teria dois pré-selecionados que são Fagner Lupato no atletismo e Sérgio Bom Neto na natação.
“Em nome da AVEA - Associação Videirense de Esporte Adaptado agradecemos aos paratletas pela dedicação e empenho durante os treinamentos e as suas provas, aos seus pais por acompanharem e deixarem seus filhos viajarem conosco. Obtivemos grandes destaques e fomos lembrados para participar de eventos nacionais. Isso é motivo de comemoração e orgulho, pois percebemos que os treinamentos estão surtindo efeito e que temos potencial para representarmos Videira e o Estado em um futuro próximo”, disse o técnico da equipe e professor da Fundação Municipal de Esportes (FMEV) – Gustavo Costenaro Brandalise.
Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira