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Devagar, quase parando. O colapso no trânsito de Joaçaba e Herval d' Oeste

Frota em crescimento e falta de mobilidade urbana 
nos municípios está irritando os motoristas
Dados do Detran mostram que em 12 anos a frota
cresceu cerca de 12 vezes. Foto: Grid Studio
Não precisa ser especialista para reconhecer o colapso que o trânsito entre as cidades de Joaçaba e Herval d' Oeste vive atualmente. O ritmo lento das ações para dar mais agilidade à mobilidade perde feio para a velocidade de fórmula um com que a frota de veículos cresce na cidade. Nos horários de pico, ao meio dia e às 18h, a velocidade média nas principais vias é de 20km/hora, o que normalmente indicado por placas deve ser de 40km/hora.

Os municípios coirmãos, Joaçaba e Herval d’ Oeste, possuem juntos uma super frota que ultrapassa os 33 mil veículos. O que representa 1,5 veículos por habitante, já que juntas as cidades possuem cerca de 48 mil segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A média é de 800 veículos emplacados ao ano pelos dois municípios. Conforme Edson Mooshammer, supervisor da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) em Joaçaba, que atende 10 cidades do meio oeste, as cidades não foram preparadas para absorver a crescente frota de veículos. Resultado disso são os congestionamentos e falta de estacionamento.

Joaçaba fechou o ano de 2013 com uma frota de 20.884 veículos, sendo que destes mais de 4.500 são motocicletas. Já Herval d’ Oeste, 12.501, sendo cerca de 3 mil motocicletas.

Com facilidades para financiamento, a economia brasileira tem se demonstrado aquecida, gerando poder de compra, e principalmente o acréscimo da frota nas cidades. Só no ano passado, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran SC ), foram 819 veículos licenciados. Já para Herval d’Oeste foram 525 veículos.

Em 2014, só até o mês de agosto, última atualização feita pelo Detran, mostra que Joaçaba possui 21422 veículos, comparado ao ano passado, de 20506, são mais de 900 veículos. Em Herval d’ Oeste, 2014, mostra 12443, comparado com 11846 de 2013, são cerca de 600 veículos. Até agora, apenas em 2014, a frota teve acréscimo de 1500 veículos.

Os dados do Detran mostram ainda que a frota aumentou cerca de 12 vezes o que era registrado em 2002, quando o órgão, começou a registrar a frota.

“Segundo as estatísticas Joaçaba, Herval d’Oeste e Catanduvas foram os municípios que mais tiveram crescimento na frota nos últimos anos. Isso quer dizer que sem investimento público para melhoria e ampliação da malha viária, o resultado disso são os constantes congestionamentos nos horários de pico dessas cidades. Nós temos a mesma malha viária de 50 anos atrás”, destaca Edson.

“O Brasil não se preparou para receber essa crescente do desempenho da indústria automobilística. Enquanto uma empresa possui uma capacidade de milhares de veículos/dia, nós não temos a condição de absorver toda essa frota em nossas vias por que nós não tivemos ampliações e melhorias. Também não há nenhum tipo de investimento público para que a frota antiga seja retirada de circulação. O problema é que a política cultural brasileira, revela que ter um carro, uma moto, significa status”, explicou Edson.

Durante décadas o mundo tentou mover a maior quantidade possível de veículos da forma mais rápida possível. Hoje as grandes metrópoles e as cidades de pequeno porte enfrentam o desafio de melhorar a qualidade do espaço viário, de tornar mais agradável e fácil a circulação das pessoas.

Os congestionamentos se alastraram no tempo e no espaço, ocupando novas vias e horários, seja de Joaçaba, Herval d’Oeste. Os tempos de deslocamento entre origem-destino nas cidades vêm crescendo ano a ano. Nenhuma rede viária consegue crescer na mesma proporção dos novos empreendimentos e da motorização. “Nós não temos investimento público no transporte coletivo, uma malha viária excelente, isso quer dizer está precária. Não temos estacionamento.

Solução

O prefeito de Herval d’ Oeste, afirmou que fará uma grande mudança no fluxo de trânsito do município. A intenção do executivo é resolver de vez um problema antigo que incomoda os hervalenses. “Demos um prazo a Prefeitura de Joaçaba, para que realize também de forma integrada este trabalho. E aos órgãos competentes para que até o mês de novembro as alterações sejam colocadas em prática”, explica. “Independentemente do que será decidido por Joaçaba, faremos as alterações”, afirma.

Conforme o prefeito, além do grande movimento de veículos de carga, a lentidão e os constantes engarrafamentos, a ideia é dar início a um anel viário, que segundo projeto realizado pelo executivo hervalense poderá acabar com o problema também no município de Joaçaba. Dando maior fluidez ao tráfego nas áreas centrais.

Segundo o prefeito Nelson Guindani, a reclamação por quem passa pela área central de Herval d’ Oeste, já é antiga e diária. “O trânsito é lento, o barulho ensurdecedor e falta vagas para estacionar. Passam diariamente cerca de 300 caminhões por dia pela Santos Dumont, Nereu Ramos e Santa Catarina”, salienta. “Isso atrapalha tanto o comércio quanto os moradores, e ainda mais quem precisa passar por Herval seja a trabalho ou até mesmo turistas. Com a mudança, queremos desafogar o nosso acesso principal, que será exclusivo para automóveis”, informa. O objetivo segundo Guindani também é dar mais agilidade para quem vem da SC-203, no sentido de Luzerna a Videira, e quer ir para a BR-282.

Segundo Guindani, sete ruas absorverão as mudanças. Entre elas: Santos Dumont, Nereu Ramos, Santa Catarina, Rui Barboza, Dorival de Brito e a Avenida Beira Rio. “Implantaremos mão única em algumas delas e conseguiremos ordenar o trânsito”, salienta. “Faremos os investimentos necessários de sinalização e adequações”.

Entre as maiores mudanças está sendo estudada a possibilidade de transformar a Rua Santos Dumont em mão única. “Essa medida fará com que o comércio se desenvolva e conseguiremos aumentar a capacidade de vagas de estacionamento, implantando estacionamento oblíquo”.

O objetivo é desviar o grande tráfego de caminhões que passa pela Avenida Santos Dumont, em Herval d´Oeste, e as avenidas Santa Terezinha e XV de Novembro, em Joaçaba, concretizando assim o anel viário entre as duas cidades.

Números

A frota brasileira ultrapassou a casa dos 44 milhões de veículos, representando um crescimento de 46% em dez anos, segundo o Sindicato Nacional da Indústria Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Projeções divulgadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontam um cenário ainda mais sombrio para meados do século: segundo a entidade, a frota brasileira de veículos leves deve triplicar até 2050, atingindo a marca de 130 milhões de automóveis.

Santa Catarina ultrapassou a marca de quatro milhões de veículos e chega à média de um automóvel para cada 1,5 habitante. O número, sete vezes e meia a população de Joinville.

Ritmo lento 


A produtora de mídia Grid Studio de Joaçaba, a convite do Diário do Vale, mostra no vídeo abaixo os principais pontos de congestionamento registrados ao meio dia entre as cidades de Joaçaba e Herval d’ Oeste. As imagens foram feitas durante esta semana. Confira:


Fonte: Paula Patussi - Diário do Vale