Notícias do Novo Tílias News

Central Regional de Emergências é inaugurada em Herval d´Oeste

Serviços de emergência serão todos integrados no mesmo local

Numa cerimônia concorrida com a presença de inúmeras pessoas e autoridades, dentre elas o governador do Estado em exercício, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, aconteceu no final da tarde desta terça-feira (16), a inauguração da Central Regional de Emergências (CRE-190) que está instalada em prédio próprio anexo ao Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Herval d´Oeste. Presente ao evento o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral.

O coordenador estadual das Centrais Regionais de Emergências, coronel Vânio Luiz Dalmarco ao se pronunciar no ato, disse que entre os vários objetivos da CRE-190 de Herval d´Oeste, está o de integrar a região e os órgãos de segurança que prestam serviços de emergência, como é o caso da Polícia Militar, do Samu e do Corpo de Bombeiros. “A Central inaugurada aqui, vai potencializar o atendimento. A ideia é que o cidadão faça apenas uma ligação para o serviço de emergência e a partir daí os outros são acionados”, argumentou o coronel Dalmarco.

“Essa obra trará muitos benefícios não só para os moradores de Herval d´Oeste, mas também da região. Nossa intenção é que 19 cidades sejam atendidas por esta Central Regional de Emergências dando uma maior segurança a população e atendendo com mais rapidez todos os casos que lhe forem comunicados”, resumiu o secretário da Segurança Pública, César Grubba.

A CRE de Herval d’Oeste é a 11ª instalada no estado. Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Lages e Chapecó já contam com a central. O investimento na obra, equipamentos e serviços de instalação foi de R$ 850 mil, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A área de cobertura desta nova Central Regional de Emergências será para atender os municípios de Joaçaba, Herval d’ Oeste, Luzerna, Catanduvas, Erval Velho e Lacerdópolis. Gradativamente, os demais municípios pertencentes ao 26º BPM também passam a integrar a central: Água Doce, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Ibicaré, Ipira, Piratuba, Jaborá, Ouro, Treze Tílias, Vargem, Vargem Bonita e Zortéa.

A CRE funcionará como centro regional de atendimento e despacho de ocorrências policiais e emergências, além de gerenciar o sistema de videomonitoramento urbano de Herval d’ Oeste e Joaçaba, que compreende 22 câmeras de segurança. Atuarão na Central Regional de Emergências um número médio de 14 profissionais por turno de serviço, entre policiais militares, agentes temporários e do Samu.

Por Julnei Bruno










Fonte: Rádio Catarinense