Notícias do Novo Tílias News

Joaçabense surdo é aprovado para o Magistério Federal

Ricardo Heberle foi aprovado em primeiro lugar e se tornou professor de carreira do Magistério Federal

O professor joaçabense Ricardo Heberle, superou os desafios da surdez e foi aprovado em primeiro lugar no concurso para Professor da Carreira do Magistério Federal e tomou posse na última quinta-feira, 18.

Ricardo é filho de Nelson e Carmem Heberle, fundadora da Associação de Pais e amigos dos Surdos de Joaçaba (APAS), segundo a família, foi em função dele que a APAS foi fundada. Frequentou a instituição desde os dois anos de idade.

Ricardo cursou o ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino. É formado no curso de Letras /libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Começou sua carreira de professor de LIBRAS na APAS em 1997. Também lecionou nas escolas estaduais e ministrou diversos cursos de LIBRAS em nossa região.

Por conhecer os muitos obstáculos que são encontrados pelos surdos o Professor Ricardo sempre lutou pela divulgação da língua materna dos Surdos Brasileiros – a LIBRAS que é reconhecida como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela sociedade na comunicação e na troca entre surdos e ouvintes, por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam. 


Para ele a LIBRAS é um elemento essencial para a comunicação e fortalecimento de uma identidade Surda no Brasil e com certeza através dessa conquista, que é estar dentro de uma instituição séria que realiza estudos e pesquisa sobre sua cultura e língua, Ricardo conseguirá continuar sua luta em prol a comunidade Surda brasileira.

Fonte: ederluiz.com