
A votação foi acompanhada por diversos pais
e alunos interessados no tema.
O objetivo do projeto é promover a interação entre a Câmara de Vereadores e os alunos com idade entre 12 e 16 anos que frequentam as escolas do município, fazendo com que os estudantes compreendam o papel e as atribuições do Vereador, contribuindo assim para a formação da cidadania e da cultura política democrática entre eles.
Segundo o vereador Aleomar Penso a proposta é integrar estudantes do ensino fundamental com o Legislativo Municipal, estimulando desde cedo, nos alunos, a participação e a consciência cidadã.
Disse ainda que o sucesso deste projeto já pode ser visto em várias cidades do país, algumas vizinhas como Treze Tílias e também no plenário da Câmara Federal.
O vereador ressalta que com a implantação da Câmara Mirim será possível desenvolver o senso crítico e ético dos estudantes, estimulando-os a detectar os problemas do município e atuar na busca de soluções, ativando progressivamente o seu lado participativo e legítimo do cidadão.
Para que o Projeto da Câmara Mirim entre em funcionamento, nos próximos dias a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do estado vai à Iomerê onde capacitará professores e alunos sobre a iniciativa.
Após essa etapa, será feita a eleição dos vereadores mirins,
a elaboração do regimento e a posse dos parlamentares.
Fonte: Rádio Tropical FM