Erval Velho sedia feiras regionais de Ciências e Tecnologia e Matemática
Fotos: Christian Conte; |
O município de Erval Velho sediou nesta quinta-feira (28), a 15ª feira regional de matemática e 9ª feira de ciências e tecnologia da Educação Básica. O evento teve início por volta das 9h30, na Escola de Educação Básica "Prefeito Agenor Piovezan". A solenidade de abertura contou com a presença das seguintes autoridades: Secretária de Desenvolvimento Regional da SDR de Joaçaba, Nelci Trento Bortolini; Gerente de Educação da GERED de Joaçaba Maria Carlesso Doré; Prefeito municipal de Erval Velho,Walter Kleber Kucher Junior; Secretária da Educação do município, Márcia Bulla de Sordi; Diretora da Escola Agenor Piovezan, Vânia Surdi D'Agostini e Diretora da Escola Municipal César Avelino Bragagnolo, Sandra Masson. Na abertura do evento foram apresentadas algumas apresentações de cunho cultural.
Estudantes de 35 escolas da rede municipal e estadual de ensino, dos 13 municípios pertencentes a AMMOC (Associação dos municípios do Meio Oeste Catarinense), participaram do evento.
Da Feira de Ciências e Tecnologia participaram 34 trabalhos, em três categorias: séries finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. O vencedor de cada categoria se classifica para a Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, no mês de outubro, em Florianópolis.
Na Feira de Matemática, foram cinco categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Médio, séries iniciais (1º ao 5º ano) e séries finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Dos 49 trabalhos inscritos, 12 participarão da Feira Estadual de Matemática, que será realizada em Jaraguá do Sul, em outubro.
Nelci Trento Bortolini falou da importância do evento: "É um momento extremamente importante, onde acontece a socialização do conhecimento. Aqui os alunos demonstraram aquilo que eles trabalharam e estudaram".
A Gerente Regional da Educação, Maria Carlesso Doré, da GERED de Joaçaba, afirmou que o evento é uma estratégia dos alunos se desafiarem "Aqui eles puderam ousar com seus trabalhos, dentro da sistemática de cada estudo. Os alunos nas apresentações, além de aprender falar melhor em público, passam a ser criativos apresentando suas pesquisas" finalizou Doré.
O evento encerrou por volta das 16h30.
Fonte e Texto: Christian Conte - Erval FM;