Notícias do Novo Tílias News

Feriado de Corpus Christi terá procissões espalhadas pela região

Tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica.

Foto: Paróquia Senhor Bom
Jesus de Herval d' Oeste
Voluntários continuam mantendo a tradição e cobrem as principais ruas de Joaçaba e Herval d’ Oeste com tapetes artesanais na procissão de Corpus Chisti. Os trabalhos são executados durante a madrugada. Os preparativos começam as 4h desta quinta-feira (19) e segundo o pároco da Catedral Santa Terezinha de Joaçaba, padre Paulo Ramos da Silva a serragem que enfeirará as ruas estão separadas para o trabalho que serão feitos por equipes das pastorais, comunidade e colégios.

Haverá missa na Catedral a partir das 9h que será feita pelo bispo diocesano Dom Mário Márquez e padre Paulo.  Logo após começa a procissão, com saída da igreja, passando pela Getúlio Vargas até a Salgado Filho de onde segue até a SDR de Joaçaba, na Avenida Rio Branco, prossegue pela Avenida XV de Novembro, volta a Rua Getúlio Vargas e retorna a Catedral. O término da procissão é previsto para às 11h. Logo após a chegada, será dada a benção apostólica. O evento também é feito em conjunto com a paróquia São José da Vila Pedrini.

O trânsito vai ficar impedido desde a madrugada até o recolhimento dos materiais que só devem ocorrer as 12h. Equipes da prefeitura e Policia Militar estarão dando apoio ao evento que deve ter a presença de mil pessoas.

Segundo o Padre Paulo adianta que o evento só será cancelado, em casos de chuva muito forte e o evento ocorre dentro da igreja.

Em Herval d’ Oeste a Paróquia Senhor Bom Jesus, realizada a missa de Corpus Christi na Matriz às 9h e logo após procissão pelas ruas da cidade que devem passar pela Rua Nereu Ramos e Santos Dumont. A procissão pelas vias públicas serve para testemunhar publicamente a adoração e a veneração à Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.


Entenda -  Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Fonte:  Diário do Vale