HERVAL D´OESTE: Para resolver o problema vereador pede novo local para Biblioteca Municipal
É de autoria do vereador Patrick Giusti (PSDB), a Indicação nº 037/2014, que pede ao Poder Público Municipal que viabilize um novo local para a instalação da Biblioteca Municipal. Aprovada por unanimidade pelos vereadores a Indicação informa que as instalações atuais se encontram em péssimas condições de trabalho e de estudo para os alunos que dela se utilizam. O vereador que esteve no local conta que segundo relatos de pessoas que frequentam a biblioteca em dias de chuva são muitas as goteiras. “Os funcionários utilizam baldes para tentar impedir que a água danifique os livros e alague as instalações, que também enfrenta problemas com infiltrações, o prédio é antigo e reformas não resolveriam os problemas”.
Computadores abandonados
O vereador Patrick também confirmou in loco que a biblioteca recebeu 11 computadores doados pelo Governo Federal há seis anos, para que sejam utilizados pelos alunos para pesquisas e que até agora não foram instalados, pois não há acesso a internet, e as informações que ele recebeu dão conta deque não há portas de acesso disponíveis. “Por isso solicito ao Executivo Municipal que providencie novo local para a biblioteca que ofereça estrutura melhor e mais moderna como também que providencie o funcionamento e posterior uso dos computadores pelos alunos.” Patrick também solicitou a presidente da Casa Everton Parisenti (PMDB), que quando proceder a devolução de recursos ao Executivo, que parte seja destinada para que a Biblioteca adquira livros. Edições mais atuais que são muito procuradas pelos alunos, mas não fazem parte da listagem encaminhada pelo Ministério da Educação. Durante a sessão o vereador Leonardo Mascarello informou que a Biblioteca passará a funcionar junto a Rede Ferroviária, o que deve acontecer em 60 dias. A indicação conta com o apoio dos vereadores Adelar Provenci-Kiko e Euclides Filipini- Clidão (PSDB) e do vereador Vanderlei Antunes da Silva
Relembre
O Éder Luiz.com já denunciou a situação dos computadores abandonados. Foi em uma reportagem publicada há 3 anos, no dia 13/06/2011. A denúncia na época já mostrava o estado de abandono das máquinas. O caso foi denunciado pelo então gerente de cultura de Herval d´Oeste, Valdecir da Rosa.
A história começou no ano de 2008, quando a administração anterior da cidade conseguiu se encaixar em dois programas do governo Federal , o de modernização de bibliotecas públicas municipais, e o de Inclusão Digital. No que foi destinado as bibliotecas, apenas 361 municípios brasileiros foram contemplados. Em maio de 2009, já na administração atual, os computadores e demais equipamentos chegaram e foram levados para a biblioteca municipal, junto com mobiliários e acervo de livros. Os equipamentos foram colocados em salas, como a cozinha.
O valor de todo o material na época era de R$ 55mil.
Fonte: ederluiz.com