Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Estacionamento na praça gera reclamações

Praça da Catedral está sendo utilizada como estacionamento em horários de entrada e saída de alunos no CERT

Nesta semana o Éder Luiz.com foi procurado por pais de alunos do Centro Educacional Roberto Trompowsky (CERT) que estão preocupados com a situação da Praça da Catedral. O local, que é considerado um passeio público, está sendo utilizado como estacionamento por alguns pais que tem filhos no educandário e outros motoristas . A situação preocupa por que a área é utilizada pelas crianças para circulação e até mesmo para atividades. Em um e-mail enviado a nossa redação uma mãe relatou a situação, que segundo ela, tem acontecido de forma frequente neste ano.

Sou mãe de aluno do CERT/Joaçaba. Tenho um casal, estudantes naquela instituição. Há algum tempo os alunos estão convivendo com uma situação que coloca em risco a segurança dos mesmos. Na verdade está situação passou a acontecer desde o início do ano letivo (2014). O CERT não possui pátio para recreação das crianças ou mesmo para estacionamento. Desta forma, utilizam a praça em frente ao estabelecimento tanto para circulação quanto para brincadeiras. Como mencionei a partir de 2014, veículos tem estacionado na praça, especificamente em horários de entrada e saída dos alunos e o mais importante, entre outros, os próprios pais sem consciência estacionam naquele local. Já observamos muitas cenas de risco para os alunos nas manobras dos veículos. Crianças são imprevisíveis! Ao toque do sinal para entrar ou sair da escola, saem em disparada, não observando os veículos em movimento. Outros pais e eu entramos em contato com a Polícia Militar e Comissão de Trânsito. Gostaríamos que ocorressem providências, antes de acontecer qualquer acidente sério com alunos e demais pessoas que circulam no local.

A Praça não é estacionamento! Especialmente a frente de estabelecimento escolar e espaço onde circulam alunos. 

Resposta da PM 

Sobre a situação o Éder Luiz.com entrou em contato com o Major Jorge Luiz Haack, comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar. Ele informou que não havia sido alertado ainda sobre o fato. O major alerta as pessoas que estão utilizando a praça como estacionamento que no local isso não é permitido. “Existem casos especiais em que a autorização para estacionar no local é solicitada ao órgão municipal de trânsito e nós somos informados, especialmente quando temos algum evento no teatro, mas no dia a dia isso não é permitido. O local é considerado passeio público, por isso quem estacional ali pode ser multado”.


O comandante informou ainda que será feita uma fiscalização na praça para evitar que os motoristas estacionem especialmente nos horários em que estão ocorrendo aulas.

Fonte: ederluiz.com