O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, repassou, nesta terça-feira, 25, a verba do Fundo Social para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região. As Apaes de Videira, Tangará e Salto Veloso receberam juntas o montante de R$ 32.857,69, esta foi a primeira parcela repassada e é referente ao mês de janeiro. "Este recurso possibilita as instituições melhorarem e ampliarem os atendimentos às pessoas com necessidades especiais, garantindo assim maior qualidade no serviço prestado" afirmou o secretário regional, Evandro Colle.
Ainda de acordo com Colle, cada Apae é autônoma para decidir onde o recurso será aplicado. Geralmente, a verba é usada na compra de equipamentos ou de materiais, no pagamento de encargos sociais e do quadro de profissionais, manutenção e investimentos em melhorias na infraestrutura das instituições. "Para o ano de 2014, a estimativa é que sejam repassado para as Apaes da região cerca de R$ 675 mil", explicou Colle.
O Fundo Social, é um benefício garantido por lei, que destina 1% da arrecadação obtida em Santa Catarina para as Apaes. O repasse é feito em 12 parcelas: de janeiro a dezembro. O montante que cada unidade recebe é proporcional ao número de alunos matriculados. As Apaes existentes na região atendem aproximadamente a 330 alunos.
Fonte: Assessoria de Imprensa