Moisés Diersmann fala de ações e metas a serem
cumpridas nos setores de infraestrutura, saúde e educação.
Fonte: Jornal Diário do Vale
cumpridas nos setores de infraestrutura, saúde e educação.
O município de Luzerna está passando por um momento muito importante em sua histórica política. Após 16 anos sob o comando do PMDB, desde o ano passado, Moisés Diersmann
(PSD) assumiu a administração da Capital da Amizade. Após um primeiro ano de reorganização do sistema público, Diersmann disse, de forma exclusiva ao Jornal Diário do Vale, que o ano de 2014 será diferente e importantes ações em prol da comunidade já estão acontecendo. "Conseguimos organizar o que estava pendente e a partir de agora o trabalho flui com mais naturalidade", disse.
Entre as novidades já impostas pela nova administração está a ampliação do perímetro urbano em aproximadamente 400%. De acordo com o mandatário, esta ação possibilita um aumento considerável e incentiva a chegada de novos investimentos no município. Diersmann frisa que a partir de agora os trabalhos estão focados na reorganização dos novos espaços inseridos ao perímetro. "Temos que arrumar o nome das ruas, oferecer todo o sistema de infraestrutura e pavimentação para que os interessados tenham a condição de investir em nossa cidade. É um processo que vai dar um grande resultado dentro de alguns anos".
Obras
Outra obra importante destacada pelo prefeito é a pavimentação do acesso ao bairro Portal das Flores. "Uma importante obra que está sendo executada no único bairro que ainda não possuía pavimentação. Com certeza, após o término, vai proporcionar uma melhora significativa no acesso dos moradores e além disso valorizar os terrenos que formam a comunidade", comentou.
Previsto para este ano está a liberação de aproximadamente R$ 1 milhão destinados ao tratamento urbano da área central da cidade. Segundo os dados repassados pelo prefeito serão construídos mais de 5 mil m² de calçadas padronizadas, de acordo com as normas de acessibilidade. "Este valor já está injetados para Luzerna via Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Estamos aguardando com muita expectativa essa liberação. Será um grande investimento para a cidade, pois além da beleza, estaremos nos adequando as normas de acessibilidade evitando que as pessoas, principalmente de idade e portadores de deficiência, trafeguem pela rodovia". O valor deverá ser investido em toda a área central e nos prolongamentos das duas rodovias que cortam a cidade: a que liga Luzerna à Treze Tílias, e a segunda direcionada à cidade de Água Doce.
Saúde
Dentro de alguns dias, deverá ser aberto novamente, a licitação para escolher a empresa responsável pela construção da nova unidade de saúde, disponibilizada à Luzerna via Governo Federal, com investimentos superiores a R$ 400 mil. A obra será edificada no Bairro Suzana e será a primeira ramificação da unidade central que hoje atende todos os luzernenses. "Uma importante obra para a cidade. Hoje todos os moradores são atendidos na área central. Com essa nova unidade, vamos conseguir fazer um trabalho diferenciado atendendo melhor a nossa comunidade". Diersmann adiantou que a intenção da administração é a viabilizar mais uma unidade de saúde. O local de instalação seria a comunidade de Vila Kennedy.
Educação
Na educação, o município se cadastrou no Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação (FNDE), com o intuito de conseguir uma nova unidade escolar. Conforme o prefeito, esta nova escola seria construída em anexo ao Centro de Eventos São João Batista. "Essa nova escola será destinada aos alunos do 5º ao 9º ano que atualmente tem suas aulas ministradas no Centro de Eventos. Esse remanejamento se faz necessário devido a estrutura atual do prédio necessitar de algumas mudanças para estar totalmente de acordo com a legislação vigente. Já tivemos vários problemas e estamos sempre nos adequando para que, enquanto não tivermos uma nova escola, consigamos oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos". Ele cita que Luzerna já passou pela 1ª etapa do projeto. "A partir de agora estamos aguardando as próximas. Não temos nada consolidado, mas estamos juntando as forças para viabilizar mais essa importante obra para a nossa cidade", declarou.
A partir da viabilidade deste novo empreendimento educacional, o município de Luzerna deverá convocar os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN, para que façam uma visita até o Centro de Eventos São João Batista, afim de desenvolver um estudo de viabilidade à declaração do local como patrimônio histórico da cidade. "Luzerna tem um local maravilhoso que precisa ser preservado. Precisamos preservar o nosso Antigo Seminário, dono de muitas histórias, para que as próximas gerações conheçam um pouco da sua história", disse.
Para impulsionar o crescimento da cidade, dentro de alguns dias, após a aprovação da Câmara de Vereadores, deverá ser aberto uma concorrência pública para entregar dois terrenos, um de 3 mil e outro de 10 mil m², localizados em frente ao Centro de Eventos, às empresas que tiverem a melhor proposta em geração de emprego e renda para o município de Luzerna. "Precisamos proporcionar o desenvolvimento da nossa cidade por meio de ações efetivas e organizadas e é desta forma que estamos trabalhando desde o início de nossa gestão", finalizou o prefeito.
Fonte: Jornal Diário do Vale