Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Romaria Penitencial de Frei Bruno será realizada domingo

Evento religioso, um dos maiores 
do Meio-Oeste, chega ao 24º ano

A Catedral Santa Terezinha de Joaçaba organiza a realização da 24ª edição da Romaria Penitencial de Frei Bruno. O evento religioso, um dos maiores da região Meio-Oeste, reuniu no ano passado cerca de 40 mil fieis, 
segundo estimativa da Polícia Militar. Em 2014 a romaria será realizada no dia 16 março (domingo), com saída da Catedral às 08h rumo ao jazigo no cemitério municipal Frei Edgar, localizado na avenida Caetano Natal Branco. No ano passado a romaria de Frei Bruno teve como líderes o bispo diocesano, Dom Mário Marquez, o pároco da Paróquia Santa Terezinha, padre Paulo Ramos da Silva, e outros religiosos, entre eles Estevão Ottenbreit, vice-postulador no Brasil com sede em São Paulo e Frei Alex Sandro Cianoscki – vice postulador de Xaxim. Frei Estevão é o responsável pelo processo de beatificação de Frei Bruno, que está em andamento no Vaticano.

   Na chegada ao jazigo onde está enterrado Frei Bruno os fieis participam de uma missa campal, provenientes de diversas cidades de Santa Catarina e de outros estados. São diversas histórias de amor, devoção e fé pelo religioso. De acordo com o pároco da Paróquia Santa Terezinha, padre Paulo Ramos da Silva, a logística para o evento está toda acertada, com a contratação de empresa para a sonorização, pintura de faixas amarelas no cemitério, o altar para a missa será de 100 metros quadrados, já foram destacados os ministros da eucaristia e os jovens que atuarão na coleta na missa, venda de camisetas e fitinhas de Frei Bruno. No domingo haverá barracas na catedral e no cemitério, a venda de café, lanche e água para os romeiros, acertado o apoio da Polícia Militar, acompanhamento de ambulância, instalação de banheiros químicos e estacionamento.

   No dia da romaria, desde às 5h, uma equipe já estará na catedral aguardando os romeiros que irão chegando. A saída será às 8h e a romaria consiste em dois momentos, a caminhada penitencial e a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Mário Marquez e pelo padre Paulo Ramos da Silva. De Luzerna sairá uma procissão organizada pelo frei Nolvi Dalla Costa, que a cada ano aumenta o número de romeiros, que se encontram no cemitério. A 24ª Romaria Penitencial de Frei Bruno terá cobertura da Rádio Catarinense a partir das 7h15.

Livro

 A Romaria Penitencial Frei Bruno terá como novidade o lançamento do livro “Frei Bruno Linden, tudo para todos”, escrito pelo presidente da Comissão Histórica do Processo de Beatificação e Canonização de Frei Bruno Linden, Frei Clarêncio Neotti. O religioso/escritor conta que teve dificuldades no início da pesquisa, mas seu  faro histórico, que cresceu ao longo dos últimos anos escrevendo necrológios de confrades, o ajudou muito a concluir este primeiro trabalho, já que agora a Comissão terá como missão fotocopiar todos os escritos de Frei Bruno, enumerá-los e autenticá-los.  Frei Clarêncio, que reside em Vila Velha (ES), onde é Vigário Paroquial no Santuário do Divino Espírito Santo, é jornalista e escritor. Atualmente edita e redige a revista “Vida Franciscana” e trabalhou na Editora Vozes de janeiro de 1966 a janeiro de 1986 e foi, durante todo esse tempo, redator da “Revista de Cultura Vozes”.  
  
Museu

A Associação Amigos de Frei Bruno organiza para depois da romaria a instalação de um museu em tributo a Frei Bruno. A inauguração era para ser durante a romaria, mas ficará para depois. O museu estará localizado junto à Catedral, embaixo da sala da reunião, e deverá ser outro atrativo além do monumento localizado no bairro Flor da Serra em Joaçaba.

Celebrações

Na Quaresma também haverá celebrações na Catedral Santa Terezinha. Nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados haverá missa às 19h. Nas quartas-feiras missa às 15h. Nas sextas-feiras missa às 07h e Via Sacra às 19h. Na primeira sexta-feira do mês haverá missa do Sagrado Coração de Jesus às 15h. E aos domingos missa às 08h e às 19h.


Fonte: Rádio Catarinense