Notícias do Novo Tílias News

Inaugurada a Praça do Lazer no Parque Rio do Peixe

Uma ampla programação no fim de semana marcou um dos mais importantes momentos para as áreas do entretenimento, lazer, promoção da saúde e do convívio social de Videira. No ano em que o município comemora 70 anos, o prefeito Wilmar Carelli e o vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira entregaram oficialmente aos videirenses, a Praça do Lazer do Parque Rio do Peixe. A cerimônia de inauguração aconteceu no sábado (8), pela manhã e reuniu um grande público entre autoridades e a comunidade, no anfiteatro da Praça. “Entregar esse espaço totalmente recuperado e estruturado para os videirenses é um dos projetos mais emocionantes da minha carreira política. O Rio do Peixe e, essa área que hoje abriga o parque e, que antes era aonde o trem chegava trazendo as novidades para a cidade foram palco frequente da minha infância. Vê-los novamente frequentados era um sonho distante, mas que hoje se concretiza graças ao nosso comprometimento com a gente de Videira”, disse Carelli.

O vice-prefeito Dr. Jorge também enalteceu a importância da obra para os videirenses. “Esse parque é a tradução literal do oferecimento de mais qualidade de vida aos videirenses. Alegra-me saber que meu filho e tantas outras crianças desta e de futuras gerações terão um espaço como este para usufruir”;


A Praça do Lazer é a primeira das três etapas que compõem o projeto do Parque Rio do Peixe. O espaço está localizado a margem esquerda do Rio do Peixe, onde foi traçada a histórica ferrovia ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A elaboração do projeto, capitaneada pelo arquiteto videirense Artur Brandalise foi baseada em muita pesquisa, estudando a fundo as características de Videira, sua história, sua vocação econômica, a cultura, a vida cotidiana do povo, o jeito próprio de ser do videirense, projetando a cidade para o futuro sem perder a relação com sua origem. A principal ideia do parque Rio do Peixe é oferecer aos videirenses um espaço de convívio social, propícios para práticas esportivas, culturais e de lazer, com qualidade e segurança. “Nossa administração se orgulha dessa obra porque recuperamos e transformamos uma área que era degradada e esquecida em um espaço nobre que vai trazer qualidade para o estilo de vida do cidadão de Videira”, disse Carelli. 

Segundo o arquiteto Artur Brandalise, responsável pelo projeto do Parque quando a cidade começou a ser formada às margens do Rio do Peixe, involuntariamente, através das construções as pessoas viraram as costas para ele. “Com esse projeto a Prefeitura está resgatando essa questão, valorizando o rio, criando espaços para que ele possa ser apreciado e integrado ao cotidiano do videirense”.

O complexo recreativo e esportivo da Praça do Lazer conta com pista de skate, quadras de streetball, quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, aparelhos de ginástica, cancha de bocha, mesa de jogos, anfiteatro para apresentação dos talentos locais, lanchonete, lago, ciclovia, local para estacionamento e um monumento que simboliza o equilíbrio, a saúde no seu sentido amplo: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença” (OMS). O investimento da Prefeitura nesta etapa é de R$ 2,3 milhões.

O Projeto total do parque Rio do Peixe contempla ainda a construção de outras duas Praças: a do Largo da Estação, que tem como objetivo se tornar o ponto de encontro, happy-hour e convívio entre as pessoas, além de também constituir o ponto principal de recepção ao turista. E a Praça do Conhecimento que estará situada entre símbolos históricos do crescimento econômico da cidade (o frigorífico, berço da Perdigão, hoje Brasil Foods e a antiga cantina da Família Fernandes, representando as vinícolas do município).



Diversas atividades movimentaram o Parque

Para comemorar a inauguração da Praça do Lazer a Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, a Fundação Municipal de Esportes e O departamento de Ação Social planejaram uma extensa programação que estendeu durante todo o final de semana. No sábado pela manhã, centenas de mulheres participaram da caminhada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que saiu da Prefeitura em direção ao Parque Rio do Peixe. Segundo a diretora do Departamento de Ação Social, 1.600 mulheres se inscreveram e retiraram a camiseta para participar do tradicional evento.

Já na Praça o público teve acesso a atividades de medicina preventiva da Secretaria Municipal de Saúde, aulão de Zumba com as academias do município; aplicação de maquiagem, desfile de moda, torneios esportivos de voleibol de areia, basquete e futsal da Fundação Municipal de Esportes e o Concerto “Especial Rock” com o Coral Madrigal Som da Pessoa. No domingo as atividades prosseguiram com a continuação dos torneios esportivos, apresentação de danças com o Grupo da Terceira Idade e academias de dança do município, além da entrega das medalhas aos times vencedores dos torneios esportivos e um concerto da Banda Sinfônica Videira com temas de filmes.


Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Clemir Schmitt a intenção é que o anfiteatro da Praça do Lazer seja palco constante dos talentos videirenses. “O espaço foi criado para o uso dos videirenses e dos nossos talentos. O púbico que nos prestigiou nesse fim de semana demonstrou que aprova a ideia e anseia por mais eventos assim”. 

Schmitt aponta ainda que as comemorações alusivas aos 70 anos de Videira devem acontecer durante todos os meses de 2014. Além do show com os Paralamas do Sucesso que aconteceu no dia 1º de Março e a inauguração do Parque, a Secretaria desenvolveu um calendário de eventos para todo o ano que contemplará diversas áreas culturais, com especial enfoque para a história de Videira. Dentre as ações estão um festival de teatro escolar com o tema dos 70 anos, um concurso para a pintura artística de muros públicos da cidade, uma maratona fotográfica também sobre os 70 anos de Videira, o Pálio do Vinho e a Virada Cultural, que volta a ser realizada depois do sucesso da edição de 2010. 




Silvia Palma
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel