Um dos objetivos do Programa SC Rural é incentivar o cooperativismo no Estado, como meio de aumentar a competitividade e garantir lucro aos agricultores associados, aumentando a qualidade de vida de quem vive no campo. Com o propósito de visitar as Cooperativas auxiliadas pelo SC Rural, bem como contatar outras interessadas em aderir o mesmo, uma equipe de técnicos e dirigentes do programa visitou os municípios da região de Videira durante esta semana, entre os dias 18 e 20.
Na terça-feira, 18, duas cooperativas do município de Frei Rogério foram visitadas: a Cooperativa Regional dos Produtores da Agricultura Familiar de Frei Rogério, Fraiburgo, Curitibanos e Monte Carlo (Cooperpraf ), que recebeu R$ 212 mil do Programa para aquisição de equipamentos destinados ao armazenamento, secagem e embalagem de grãos, e a Cooperativa Regional Agropecuária do Meio Oeste Catarinense (Copar), cujo o programa já disponibilizou R$ 150 mil para a compra de uma máquina para classificar a colheita de alho. “Ambas cooperativas são pequenas e com poucos anos de fundação, porém buscam organizar a comercialização e produção dos agricultores familiares, principalmente dos cultivos de alho e feijão, com uma pequena inserção de bovinocultura de leite. Pelo que vimos, a viabilidade destes projetos são muito grandes e a tendência é elas crescerem muito com o apoio recebido do SC Rural”, explicou engenheiro agrônomo e gerente técnico Roberto Abati.
Já no segundo dia, as visitas foram destinadas às cooperativas que têm intenção em aderir ao programa. “Além de conhecer o trabalho realizado, levamos informações e esclarecimentos sobre o Programa, a fim de auxiliar na adesão”, explicou Abati. Foram visitadas as cooperativas Copavidi, de Videira, e Coopifrai, de Fraiburgo, cujos projetos estão em fase de elaboração para serem encaminhados à Secretaria Executiva do SC Rural.a expectativa é que nos próximos meses, depois do projeto concluído, as cooperativas sejam beneficiadas.
Para o gerente regional da Epagri, Jonatan Gálio, e para o engenheiro agrônomo Sérgio Neres da Veiga, a visita foi bastante produtiva e avistou novas e importantes potencialidades de adesões ao programa. “Em nível de Estado a região de Videira, Caçador e Curitibanos está aquém da média na adesão do programa. Quanto Epagri, nós notamos que há uma dificuldade na organização dos produtores. Além de poucas, enfrentam dificuldades de gerenciamento e ordenação. Com este conhecimento, a equipe técnica do programa nos deu sugestões de como mudar este panorama e contribuir ainda mais para o desenvolvimento tanto da agricultura familiar local, quanto do cooperativismo regional”, destacou Veiga. Durante toda esta quinta-feira, 20, foram realizadas reuniões internas a respeito do programa, inclusive com outros órgãos do Estado, como a Cidasc e a Fatma.
O secretário regional, Evandro Colle, destacou que o trabalho do SC Rural tem sido bastante significativo para a agricultura familiar no Estado e, em especial, para a regional de Videira. “Temos visto que o Programa é um meio de fortalecer os agricultores, fazendo com que seus produtos cheguem ao mercado com competitividade. Consequentemente, aumenta a renda do produtor rural e sua qualidade de vida, evitando o êxodo rural”.
Além do gerente técnico Roberto Abati, a equipe técnica do SC Rural que visitou a região é formada pelo diretor de projeto, Ely Moacir Rebelato e pelo engenheiro agrônomo da gerência técnica de projetos, Marcelo Sá.
Saiba mais sobre o SC Rural
O SC Rural é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina com financiamento do Banco Mundial, cujo principal objetivo é aumentar a competitividade das organizações dos agricultores familiares em Santa Catarina. Para isso, vem atuando em diversas frentes dentro do Estado, como: aumentar a produtividade e qualidade das explorações e produtos agropecuários da agricultura familiar; desenvolver a capacidade dos serviços públicos para promover a competitividade rural; e ampliar a efetividade do setor público para gerenciar as iniciativas para aumento da competitividade rural.
Fonte: Josiane Ugolini - Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira