Durante a abertura do primeiro Seminário estadual sobre BIM – Uma nova forma de fazer Engenharia e Arquitetura nesta quinta-feira, 13, em
Florianópolis, os secretários do Planejamento, Murilo Flores, e da Saúde, Tânia Eberhardt, autorizaram as publicações de dois editais do Governo do Estado com pré-requisito de uso da tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção). Eles se referem aos projetos da construção do novo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José, e do anexo do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville.
Este será o primeiro processo de licitação de projetos executivos em BIM feito pelo Governo do Estado. “É uma nova tecnologia, uma grande mudança na forma de fazer projeto. Ainda que hoje sejam feitos nos computadores, eles são elaborados em duas dimensões, equanto o BIM leva o projeto para três dimensões e faz a construção virtual. O BIM reduz custos na obra por eliminar erros, além de dar mais transparência, planejamento e precisão nos custos e cronogramas. O Estado vai exigir cada vez mais essa tecnologia nos seus editais e queremos que os setores que fazem os projetos estejam preparados para isso”, explicou Flores.
Este será o primeiro processo de licitação de projetos executivos em BIM feito pelo Governo do Estado. “É uma nova tecnologia, uma grande mudança na forma de fazer projeto. Ainda que hoje sejam feitos nos computadores, eles são elaborados em duas dimensões, equanto o BIM leva o projeto para três dimensões e faz a construção virtual. O BIM reduz custos na obra por eliminar erros, além de dar mais transparência, planejamento e precisão nos custos e cronogramas. O Estado vai exigir cada vez mais essa tecnologia nos seus editais e queremos que os setores que fazem os projetos estejam preparados para isso”, explicou Flores.
O edital do projeto legal e executivo do novo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, que será construído em São José com 28 mil metros quadrados, tem valor orçado de R$ 1,9 milhão. A proposta deve contemplar unidade de atendimento ambulatorial, atendimento de urgência e emergência, área de internação, unidade de terapia intensiva, centro cirúrgico, laboratório de patologia clínica, radiologia e tomografia, além de área para prestação de atendimento de apoio ao diagnóstico e terapia. O prazo de entrega do projeto é de 540 dias corridos, contados da emissão da ordem de serviço.
O projeto do anexo do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt em Joinville está orçado em R$ 768 mil. A nova estrutura terá 7,9 mil metros quadrados com centro cirúrgico ambulatorial, seis unidades de internação com 24 leitos cada, unidade de terapia intensiva, sala de exames de tomografia com área técnica, sala de exames de ressonância magnética com área técnica, além de prestação de atendimento em regime de hospital dia, ambientes de apoio e nova central de resíduos. Conforme o edital, o prazo de entrega do projeto é de 270 dias.
Entregas quinzenais
Além do uso da tecnologia BIM, um dos diferenciais dos editais é que a contratada deverá realizar entregas quinzenais em formato eletrônico dos projetos em andamento, a fim de acelerar o processo de aprovação pelo Governo do Estado. A Modelagem da Informação da Construção (em inglês, Building Information Modeling - BIM) é considerada uma das mais promissoras tecnologias em desenvolvimento nas áreas de engenharias, arquitetura e construção, pois permite a integração do planejamento com o projeto dos empreendimentos.
Para a secretária da Saúde, a autorização desses editais é muito importante, pois é um novo modelo de licitação no que diz respeito ao controle de projetos e obras. “Isso nos deixa satisfeitos, porque a Saúde de Santa Catarina é pioneira em tantas coisas, em tantos dados e números e ser pioneiro também na execução de projetos na área de engenharia nos orgulha. E ainda por se tratar de dois projetos para grande hospitais em regiões diferentes e que farão a diferença na vida das pessoas.”
As obras de construção do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José, e do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, estão previstas no programa Pacto por Santa Catarina. Estima-se que o Instituto de Cardiologia triplique os números de exames, procedimentos na hemodinâmica e no centro cirúrgico.
Números do Instituto de Cardiologia:
- De 120 leitos passarão para 184
- Uma Sala de hemodinâmica passará para 4 salas
- Sala de exames de Medicina
Nuclear passarão de 01 para 02
- Salas de Cirurgias cardiovascular passarão de 02 para 08
- Leitos de coronária passarão de 10 para 40 leitos
- Nº de cirurgias cardíacas e vasculares
passarão de 30 ao mês para 90.
- Nº de consultas passarão de 1.500 para 3.000
- Nº de internações passarão de 250 para 600
Números do Hospital Regional
Hans Dieter Schmidt (estrutura prevista):
- 144 leitos de internação clínico/curúrgicos
- 20 leitos de UTI
- Centro cirúrgico ambulatorial com 2 salas de cirurgia
- centro de diagnóstico por imagem com tomografia
- ressonância nuclear magnética, radiologia e diagnósticos endoscópicos por imagem como endoscopia digestiva alta, colonoscopia e broncoscopia.
Seminário
Destinado a arquitetos, engenheiros, estudantes dessas áreas e gestores públicos, o objetivo do seminário é compartilhar conhecimentos sobre o conceito BIM (em inglês, Building Information Modeling - BIM) e fomentar o uso de tecnologia avançada nos projetos de obras públicas. Há transmissão ao vivo na Universidade do Contestado (UnC), em Mafra e em Curitibanos, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), em Joaçaba, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages, e na Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas (RS). Também estará disponível um chat para que os espectadores enviem perguntas aos palestrantes.
Apoiadores
Estão entre os apoiadores do seminário, entidades de classe, instituições de ensino e empresas. São eles: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC), Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção da Grande Florianópolis, Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (ABIVIDRO), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Pós Graduação de Arquitetura da UFSC, Universidade de Blumenau (FURB), Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Uniasselvi - Centro Universitário Leonardo Da Vinci, IDP Brasil, Contier Arquitetura, TQS- Informática Ltda., SindusCon- Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo, Diretoria de Obras Militares, Van Marc 3D e Motion Graphics, , Nemetschek- Software de Engenharia, Editora PINI, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), MaxiCad- Computação Gráfica, SINCO Engenharia, AltoQi, , Transgerasul- Eventos, Editora ÉRICA, EA+Studio Arquitetura, Bentley, Coordenar, AVELL, PNY- Soluções Gráficas Multi- GPU, Autodesk, Wacom, Solibri, VectorWorks e Graphisoft.
Fonte: Rosália Dors Pessato - Secretaria de Estado do Planejamento