Notícias do Novo Tílias News

Santa Catarina é referência nacional na busca por desaparecidos

O modelo adotado por Santa Catarina na busca por pessoas desaparecidas atraiu a atenção dos deputados estaduais de São Paulo, Hamilton Pereira (PT) e José Bittencourt (PSD), relator e presidente da CPI dos Desaparecidos. Eles estiveram na Assembleia catarinense buscando informações com o presidente Romildo Titon.

Para os parlamentares paulistas, o programa SOS Desaparecidos, da Polícia Militar, em parceria com a Assembleia Legislativa, é referência nacional. Eles também visitaram o comando da Polícia Militar para conhecer a Coordenadoria de Pessoas Desaparecidas. 

Para Titon, essa parceria entre Assembleia e a PM tem importante papel social.  Em São Paulo, cerca de 20 mil pessoas desaparecem por ano e em Santa Catarina são registrados anualmente cerca de três mil desaparecimentos. Os adolescentes representam 42% dos casos.

A Polícia Militar orienta que o desaparecimento deve ser comunicado imediatamente após ser percebido. Desde 2005, a chamada Lei de Busca Imediata obriga os órgãos de segurança a realizarem o registro sem um tempo mínimo de espera.

Fonte: Rádio Tropical FM