Os interessados devem procurar, entre os dias 24 de fevereiro e 5 de março, as escolas e participar da seleção realizada pelas Gerências Regionais de Educação (Gereds). As matrículas são homologadas pelas instituições educacionais do Sistema "S", que oferecem os cursos técnicos.
O programa pretende atender em 2014, aproximadamente, 12.000 alunos em cursos técnicos e 14.000 alunos em cursos de formação inicial e continuada, totalizando 26 mil pessoas, em 2013 foram 25 mil. As aulas estão previstas para março e acontecem no contra-turno escolar nas entidades ofertantes como o Senai, Senac, Senar, Senat, além do IFC e IFSC. O Pronatec é uma ação do Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação.
Para Valquíria Valeria Santos, da Educação Básica e Profissional (Dieb), essa é uma proposta que possibilitará aos estudantes do ensino médio uma aproximação com o mundo do trabalho. "Esse programa faz com que tenhamos em Santa Catarina uma integração entre todas as redes de ensino", afirmou.
Pronatec
Segundo a diretora da Dieb, Marilene Pacheco, o Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Além disso, busca expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada. "É oferecido, exclusivamente, para alunos do ensino médio e todas as escolas podem participar", explicou.
Fonte: Rádio Videira AM