Na rede estadual da região de Joaçaba não haverá alteração, mas em Campos Novos as aulas reiniciam somente no dia 13
Após consulta às Gerências Regionais de Educação em relação ao início do ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação informa que houve algumas alterações em relação ao calendário escolar. Das 36 Regionais de
Educação, onze retornam nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, nos municípios sedes de Joaçaba, Concórdia, Itapiranga, Ituporanga, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Taió, Rio do Sul e Laguna.
Nas regiões de Timbó, Campos Novos, Braço do Norte, Araranguá, São Joaquim, Palmitos, Maravilha, Dionísio Cerqueira, Quilombo, Canoinhas, Xanxerê, Videira, Caçador, Curitibanos, Chapecó, Lages, Ibirama e Seara, o ano letivo se inicia no dia 13 de fevereiro. Em Blumenau, Grande Florianópolis, Joinville, Tubarão, Criciúma, Itajaí e Brusque, as escolas retornam às atividades no dia 17 de fevereiro.
A decisão de alterar o calendário surgiu após consulta à Epagri/Ciram sobre a previsão meteorológica de continuidade do forte calor em Santa Catarina até o final da primeira quinzena de fevereiro. Pensando ainda no bem-estar e na saúde dos estudantes, professores e funcionários, a Secretaria está encaminhando orientações que devem ser repassadas às escolas em virtude do calor excessivo.
De acordo com o secretário, Eduardo Deschamps, foi oferecida a possibilidade de manifestação aos gestores estaduais, depois de ouvidas as Secretarias Municipais de Educação sobre o transporte escolar. “As Regionais e os Municípios têm autonomia para elaborar o calendário, bem como as suas adequações, em função de peculiaridades regionais, mas desde que cumpridos os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, afirma.
A forma de reposição das atividades escolares, para o cumprimento da legislação pertinente, deve ser definida pelas Gerências Regionais de Educação, em conjunto com as unidades escolares.
Fonte: ederluiz.com