O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou hoje (20) que a atleta Lais Souza deixou a Unidade de Terapia Intensiva e foi transferida para a Unidade Semi Intensiva do Hospital Jackson Memorial, da Universidade
de Miami, onde está internada desde o último dia 5.
A atleta já respira sem a necessidade de ventilação mecânica e seu quadro é estável. Ela se recupera de uma grave lesão na coluna cervical, ocorrida no dia 27 de janeiro quando esquiava em Park City, no estado americano de Utah. Lais chegou a passar por cirurgia no Hospital da Universidade de Utah. No dia 5, ela foi transferida para o hospital da Universidade de Miami.
Segundo o Dr. Antonio Marttos Jr., médico do COB e da Universidade de Miami, a primeira grande vitória de Laís é conseguir respirar sozinha. A atleta ainda tem uma traqueostomia conectada a oxigênio, mas está conseguindo respirar sem se cansar.
De acordo com o médico, a nova etapa do tratamento deve dar ênfase à manutenção da capacidade respiratória e à recuperação da parte hemodinâmica.
A previsão é que a atleta permaneça em Miami pelo tempo necessário até estar em condições de retornar sem riscos ao Brasil.
* Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
Fonte: Fernanda Duarte* - Portal EBC