Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Vereador aponta falhas na coleta seletiva de lixo

Cronograma de coleta seletiva iniciou 
no último dia 27 envolve 21 bairros.

Desde o dia 27 de janeiro o município de Joaçaba executa o projeto da coleta seletiva de lixo. O lixo separado em papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não reciclável é recolhido 
pela empresa TOS de Maravilha, vencedora do processo licitatório. O caminhão faz a coleta residencial e a orientação é para que a população acondicione de forma apropriada o material reciclável. O município desembolsou R$ 500 mil para a construção de um barracão para uma das Associações de Catadores que atua no bairro Vila Pedrini e outra no pagamento do trabalho de recolhimento do material reciclável.

A reportagem encaminhou ao assistente de Meio Ambiente da prefeitura de Joaçaba, Júlio César de Souza, alguns questionamentos de moradores que ficaram em dúvida quanto à maneira de proceder para auxiliar no manejo correto do lixo para descarte. Sobre o acondicionamento do lixo, Souza explica que o material reciclável pode ser colocado todo junto no mesmo saco, seja vidro, plástico, papel e metal. Já o orgânico, como é coletado em horário diferente, deve estar armazenado em saco diferente. “A prefeitura não vai instalar por enquanto outras lixeiras, é para serem utilizadas as mesmas do lixo orgânico, claro que respeitando os horários da coleta seletiva e não colocando junto com o orgânico”, ressalta Souza.

Ele orienta que o cidadão deve separar o lixo reciclável e observar a data e horário em que o caminhão da coleta seletiva passa onde ele mora e deve colocar no mesmo lixeiro onde costuma colocar o orgânico. “Depois que for feita a coleta do reciclável, vai pegar seu lixo orgânico e colocar nos horários que já estava acostumado a colocar, para que o caminhão da coleta do orgânico possa fazer a sua coleta, e assim respectivamente”, completa. O assistente de Meio Ambiente conclui lembrando que os moradores prestem atenção nos horários em que é feita a coleta seletiva em cada bairro. “Qualquer dúvida ou reclamação, pode ligar no 3522-5396 que estaremos repassando para empresa responsável pela coleta procurando corrigir as falhas existentes”, finaliza.   

Vereador aponta falhas no serviço

Durante manifestação na Câmara de Joaçaba, o vereador Éber Marcelo Bündchen (PDT) apontou falhas no serviço de coleta seletiva de lixo. “Na minha casa a coleta seletiva de resíduos sólidos não está ocorrendo. O mesmo acontece com alguns vizinhos com quem mantive contato. O lixo está sendo separado pelos moradores, mas, está sendo coletado junto com o lixo orgânico”, disse Bündchen. Conforme o vereador, muitos moradores estão reclamando pelas redes sociais que a coleta não estaria funcionando como deveria.

Para Bündchen, a estrutura oferecida pela empresa para executar o serviço em Joaçaba deixa a desejar. “Há apenas um caminhão para fazer a coleta seletiva, o que é insuficiente”, reitera. Ele pediu para que o Poder Executivo tome providências e informe a população sobre as ações.     

A coleta acontece nos seguintes bairros e horários:

Acesso Adolfo Ziguelli – Quarta-feira – das 14h às 18h

Anzolin - Quarta-feira – das 14h às 18h

Armindo de Medeiros - Quarta-feira – das 14h às 18h

Bela Vista – Sexta-feira – das 08h às 12h

Boa Vista – Segunda e Quinta - das 14h às 18h

Caetano Branco – Sexta-feira - das 08h às 12h

Centro – Terça, Quinta e Sábado – das 08h às 12h

Cruzeiro do Sul – Terça e Sexta – das 14h às 18h

Distrito Industrial – Quarta-feira – das 14h às 18h

Flor da Serra – Terça- e Sexta - das 14h às 18h

Frei Bruno – Sexta-feira - das 08h às 12h

Jardim Alvorada – Quarta-feira - das 08h às 12h

Jardim Itália – Segunda-feira - das 08h às 12h

João Paulo II – Segunda-feira - das 08h às 12h

Menino Deus – Segunda e Quinta – das 14h às 18h

Monte Belo – Segunda e Quinta – das 14h às 18h

Santa Tereza – Terça e Sexta – das 14h às 18h

Santa Tereza 2 (região próximo ao Jardim Alvorada) – Quarta-feira – das 08h às 12h

Tobias – Segunda e Quinta – das 14h às 18h

Vila Cordazzo – Segunda - das 08h às 12h


Vila Pedrini – Quarta-feira – das 14h às 18h

Fonte: Michel Teixeira - Jornal Diário do Vale