Animal estava atravessando a avenida
Fonte: Rádio Catarinense
Em plena temporada de carnaval, de muito agito e confusão no trânsito, um jabuti decidiu dar uma volta e acabou sendo flagrado com passos lentos na avenida
Beira Rio em Herval d’Oeste. O animal, em perfeito estado de saúde, foi fotografo próximo a BRF pelo publicitário Bruno Pelegrin. Veículos chegaram parar para dar passagem ao Jabuti que parecia estar sem pressa para fazer a travessia. O fotógrafo acionou a Polícia, e antes do animal ser devolvido para seu habitat natural, aproveitou para pousar para foto.
Diferenças entre Jabuti e Tartaruga
As principais diferenças desses animais se manifestam por meio do seu habitat (aquático ou terrestre) e em característica relacionadas ao formato do corpo, presentes nos cascos, nas patas e nos pescoços. Algumas dessas diferenças são tão pequenas que costumam causar confusões. Jabutis e tartarugas pertencem à ordem dos quelônios, que surgiu no período Triássico, entre 230 e 195 milhões de anos atrás. Desde então, esses animais não sofreram grandes mudanças e continuam tendo como principal característica a presença do casco. Existem cerca de 260 espécies de quelônios no planeta.
Tartaruga
Aqueles quelônios que não são jabutis e cágados, certamente são tartarugas. Existem tartarugas marinhas e de água doce. São bem semelhantes aos cágados, mas geralmente possuem as patas modificadas em forma de “remo” para que possam nadar com mais facilidade. Elas não possuem unhas e seu corpo é mais achatado facilitando, assim, seus movimentos dentro d’água e geralmente só vêm a terra colocar seus ovos. Outra diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco. Na natureza, se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e peixes.
Jabuti
É um animal terrestre. Seu casco é bem mais alto do que os da tartaruga e as patas traseiras tem formato cilíndrico parecidas com patas de elefante. No inverno costumam cavar buraco no chão para entrarem em letargo. Quando escondem a cabeça o pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco. Nos machos o plastrão (parte ventral do casco) é côncavo o que facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea. É um animal muito lento e pode demorar em torno de 5 horas para percorrer 1 km. A alimentação do jabuti é variada, mas tem grande preferência por vegetais.
Fonte: Rádio Catarinense