Alerta é feito pelo advogado do partido em SC
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE) agendou para a próxima segunda-feira (03) em Florianópolis o julgamento do pedido de desfiliação do PSDB do vereador Jean Patrick Giusti de Herval d’Oeste. O
vereador ingressou com o processo no TRE alegando discriminação pessoal por parte da executiva municipal. O diretório estadual contestou as alegações e entende que a iniciativa não passa apenas de uma troca de partidos. O vereador revela interesse de filiar-se no PR, sigla do deputado Jorginho Mello. Além de Jean Patrick, outros dois vereadores também protocolaram pedidos no Tribunal: Adelar Provênci e Euclides Filipini.
O advogado do PSDB em Santa Catarina, Nicolas Salvador Bottos, informou a Rádio Catarinense que o diretório estadual decidiu interferir com objetivo de preservar as vagas na câmara, evitando desta forma um enfraquecimento da sigla em Herval. De acordo com o advogado, o TRE já julgou improcedente pedidos semelhantes em outros dois municípios onde vereadores também pretendiam deixar o PSDB e acabaram recuando em razão do risco de ficar sem cadeira no legislativo. Se o Tribunal julgar improcedente os processos envolvendo os três vereadores hervalenses, os suplentes poderão pedir os mandatos caso os envolvidos insistam em deixar o partido sem respaldo judicial. Os julgamentos deverão ocorrer na próxima semana em Florianópolis iniciando pelo vereador Jean Patrick.
O advogado mostrou-se otimista e acredita que o PSDB não deverá perder as vagas. “Há não ser que ocorra algo muito extraordinário, é muito difícil o PSDB perder estas três vagas em razão dos julgamentos que já ocorreram esta semana, nada me leva a crer que o posicionamento do TRE vai mudar” sinalizou Nicolas Salvador Bottos.
Fonte: Rádio Catarinense