Notícias do Novo Tílias News

Tecnoeste terá como um dos destaques o meio ambiente

Levantamento da qualidade da água 
será apresentado durante o evento

O Meio Ambiente será um dos temas prioritários do Tecnoeste 2014, que acontecerá de 19 a 21 de fevereiro no Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia. Diversas entidades 

participam dessa Comissão: Consórcio Lambari, Comitê do Rio Jacutinga, Epagri, Cidasc, Embrapa, UnC, Queimados Vivos, Parque Fritz Plaumann, Polícia Ambiental, CDA e Fumdema. A Casa do Meio Ambiente está localizada nas proximidades do portal de entrada do Tecnoeste.

Segundo o secretário executivo do Consórcio Lambari, Roberto Kurtz Pereira, neste ano o espaço destinado ao Meio Ambiente está sendo ampliado, possibilitando que sejam apresentados novos projetos voltados à Sustentabilidade no meio rural. Os trabalhos na Casa do Meio Ambiente estão sendo finalizados pela Comissão Central Organizadora.

Em 2014, a Comissão do Meio Ambiente irá apresentar o resultado do levantamento realizado nos poços profundos da região. Um trabalho inédito que traçou um panorama da situação dos poços em todo o Alto Uruguai Catarinense. O estudo foi desenvolvido por um período de dois anos e público que visitar o Tecnoeste terá acesso aos detalhes.

Para o secretário executivo do Consórcio Lambari o levantamento se constitui num importante instrumento aos produtores da região. “É um estudo que os produtores precisam conhecer. É uma amostra da qualidade da água dos poços de toda a região”, destaca Roberto Kurtz Pereira. O trabalho foi subsidiado com recursos do Consórcio Lambari e do programa “SC Rural”. 

Para Kurtz Pereira o Tecnoeste é um dos principais eventos de Concórdia e um dos maiores do Estado. “Em torno de 80% da nossa região depende da produção agrícola. O significado do Tecnoeste tem uma importância muito grande para todo o setor produtivo”, acrescenta. Meio Ambiente, Sustentabilidade, Gestão e Sucessão, esses são alguns temas que estarão presentes no Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense.


Fonte: PG Comunicação