10 embarcações foram notificadas
por problemas de documentação
Fonte: Rádio Catarinense
por problemas de documentação
Uma equipe de inspeção naval da Marinha do Brasil, da capitania dos Portos com sede em Porto Alegre, esteve neste final de semana realizando uma fiscalização de rotina no Lago da Usina de Itá na região de Marcelino
Ramos (RS) e Alto Bela Vista (SC). O trabalho foi desenvolvido durante quatro dias no lago do Rio Uruguai. Os militares vistoriam um total de 20 barcos e Jet Skis e aplicaram 10 notificações. As multas dizem respeito a problemas relacionados com a documentação das embarcações e também na habilitação que é obrigatória.
“Em Porto Alegre nós recebemos um número elevado de denúncias envolvendo principalmente manobras perigosas de Jet Ski aqui no lago, mas surpreendentemente encontramos poucas embarcações na água neste final de semana” destacou o Capitão Tenente Costa, ajudante da divisão de tráfego aquaviário da Marinha. Além da fiscalização o trabalho teve por finalidade orientar os proprietários e sanar dúvidas a respeito da documentação. O Capitão Costa explicou que fiscalização é de responsabilidade da Marinha, mas a Brigada Militar também tem poder para intervir caso haja necessidade. As multas por irregularidades variam de R$ 40,00 a R$ 3.200,00, dependendo do caso.
Jet Ski – Normas para uso:
- Ser habilitado e portar documentos da embarcação e do condutor
- Utilizar colete salva-vidas e chave de segurança amarrada ao pulso.
- Não fazer reboque, há não ser em caso de afogamento.
- Respeitar áreas de banhistas
- Não fazer manobras perigosas.
Outro detalhe importante que precisa ser observado é que qualquer embarcação deve estar inscrita na Capitania, pois caso contrário estará navegando de forma ilegal. Todas as normas marítimas podem ser encontradas no endereço www.dpc.mar.mil.br Outras informações com a Capitania dos Portos em Porto Alegre pelo fone 51-3226-1711.
Fonte: Rádio Catarinense