Maior campeã da Liesjho comemora 20 anos em 2014. Aliança vai lançar em fevereiro um material comemorativo alusivo à data, contendo brindes promocionais e Revista histórica
Fonte: Jessica Novello
Em 2014 a Aliança completa 20 anos de existência. Para marcar estas duas décadas de muitas conquistas e contribuição para o carnaval de Joaçaba, a agremiação está preparando um material comemorativo que irá trazer um pouco mais sobre a história da maior campeã da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste (Liesjho),
Aliança, com 9 títulos conquistados.
Passaram-se 20 anos, e de lá pra cá muitas coisas mudaram. A história agora é marcada pela grandiosidade, espírito de inovação, profissionalismo e pelo inconfundível amor verde e branco. Todas estas transformações serão relatadas na Revista especial de 20 anos, que será lançada pela agremiação no dia 22 de fevereiro, durante o evento que escolherá a Rainha e Musa da Bateria de 2014, na sede da Escola.
A responsável por toda a produção deste material que relata um passado repleto de desafios, um presente de glórias e um futuro promissor é a publicitária Alessandra Zilio. De acordo com ela, a Revista da Aliança irá contar “Tim-Tim por Tim-Tim” esta trajetória. “A 3ª edição da Revista Aliança vai contar toda esta história, relatando personagens principais, as inovações que a Escola levou para a Avenida do Samba, curiosidades dos bastidores, as famílias de coração verde e branco e o Projeto “Futuro do Samba” - um resgate social e da cultura carnavalesca”, disse Alessandra.
Ao falar sobre o selo comemorativo, que será usado na Revista e em outros materiais promocionais que a Aliança está preparando, tem o objetivo de ressaltar simbolicamente os 20 anos da Aliança, reforçando o posicionamento de paixão e profissionalismo da Escola. “O selo sugere grandeza, elegância e modernidade – características presentes nos desfiles da Aliança. A marca lembra uma fita, representando o trabalho feito por muitas mãos nesses 20 anos. O dourado está associado a abundância, sabedoria e sucesso. É a cor da inspiração. A marca mantém os dois principais símbolos da Escola – a aliança e a pomba da paz”, disse a publicitária.
Os amantes do carnaval em especial os da Aliança, podem aguardar um material com características semelhantes ao que a verde e branco apresenta todos os anos na Passarela do Samba: beleza, atenção com os detalhes, alegria, vibração, e muita modernidade.
Como tudo começou
No dia 07 de outubro de 1994 nasceu o Grêmio Recreativo Escola de Samba Aliança (GRESA), tendo como símbolo a pomba branca da paz e as cores verde e branco.
Tudo começou após uma iniciativa vinda por parte da administração pública dos dois municípios – Joaçaba e Herval d’ Oeste. Com o propósito de atribuir maior visibilidade ao carnaval que mesmo sendo pouco expressivo já acontecia na cidade, as Associações de Moradores dos Bairros foram convocadas para assumir a responsabilidade de fortalecer o evento.
A partir disso, cada Associação teria a incumbência de unir duas ou três Associações para compor uma agremiação. Com isso, ressurge em 1993, o Carnaval de Rua de Joaçaba e Herval d’ Oeste. Apesar de a ideia ser positiva, o resultado ainda não era o esperado. Foi então que optaram pela formação de blocos maiores, o que acarretaria em mais benefícios, especialmente financeiros, aos integrantes.
Desta forma, a união dos bairros Cruzeiro do Sul, Flor da Serra, Santa Tereza, Frei Bruno, Caetano Branco e alguns representantes de Luzerna deram origem à Escola Unidos do Grande Vale. Em 1994 a nova agremiação estreia na avenida com cerca de 500 integrantes, disputando o carnaval juntamente com Vale Samba e Unidos do Herval.
Mas, no entanto, os integrantes da nova Escola perceberam que para obter sucesso, deveriam tornar a agremiação mais competitiva. Com o apoio de colegas e amigos, reuniram aproximadamente 40 pessoas em uma reunião que definiria o futuro da Escola. Em um primeiro momento, foram discutidos alguns aspectos principais, mas, dois meses depois, em outra reunião, nasceu enfim a Aliança.
Nesta ocasião, cada um contribuiu criando um novo nome para a agremiação, uma logomarca, suas cores predominantes, elaboração de um estatuto e uma diretoria que teve Luiza Gobbi como primeira presidente e Laércio como vice. Desde então a Aliança só vem se consolidando ainda mais no Desfile das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste.
Fonte: Jessica Novello