Comunidade de linha Aparecida ficou mais de 18 horas sem luz
Produtores de leite de linha Aparecida, interior de Erval Velho, iniciaram o ano amargando prejuízo devido à falta de energia elétrica na comunidade. O problema é registrado desde as 18 horas desta quarta-feira (1º). A situação deixou revoltados os produtores que são obrigados
a jogar o leite fora porque não havia como resfriar o produto. Em pouco tempo tudo o que foi coletado foi parar no ralo. Os produtores tiveram que apelar para um trator agrícola para movimentar o motor das ordenhadeiras a fim de tirar o leite e não prejudicar o plantel. O problema é que não há onde armazenar o produto que fica à mercê do tempo. A reportagem da Rádio Catarinense esteve na manhã desta quinta-feira (02) em linha Aparecida e conversou com produtores de leite da comunidade que estão desapontados com o problema. O prejuízo aumentava a cada hora que passava.
Cleomar Filipini, sócio de uma propriedade afetada, desabafa. “Para começar 550 litros de leite jogados fora hoje de manhã, e aí é o estresse dos animais e não sei como é que vai ficar agora”. O produtor tinha ainda, pela manhã, mais mil litros para serem descartados. Segundo ele, cerca de uma hora no máximo o leite se mantém conversado. O agricultor Lindo Osmar Filipini revela que, inicialmente, o prejuízo está estimado em aproximadamente R$ 700. “O leite que foi tirado ontem de manhã já foi jogado fora quase todo”. Ele frisa que o leite precisa ser extraído para não dar problemas ao rebanho. O também produtor de leite, Marcelo Bess, diz que a Celesc não havia dado previsão para restabelecer a energia elétrica em linha Aparecida. Enquanto isso litros e litros de leite foram jogados fora por falta de conservação. Marcelo Bess lamenta. “Eu liguei e eles [Celesc] informaram que já tinham recebido ligações de outros moradores”. Cerca de 400 litros de leite foram jogados fora por ele. São mais três ou quatro dias para normalizar a produção.
A Rádio Catarinense também conversou com um técnico da Celesc que trabalha na tentativa de solucionar o problema. Vilson Polatti adianta que, constatado que a falha seja de responsabilidade da Celesc, os produtores de leite de linha Aparecida serão ressarcidos. Às 12h51 desta quinta o problema foi solucionado, depois de mais de 18 horas se energia. Conforme a Celesc o isolador que é o suporte de porcelana que segura o cabo em cima do poste derreteu. Ele estava no final da rede. O trabalho de verificação precisou ser feito em todos os postes até chegar no que estava com o isolador apresentando defeito. A Celesc informou que a comunidade ficou sem energia das 18h37 desta quarta-feira até às 12h51 desta quinta-feira, o equivalente a 18h14.
Agricultor Lindo Osmar Filipini relata o problema: