Promover ambientes de inovação, por meio de ferramentas e métodos ágeis de gestão, com foco no melhor desempenho. E também desenvolver competências de comportamento, com criatividade, para atingir os resultados esperados. São objetivos do MBA em Gestão, Empreendedorismo e Inovação, oferecido pela Unoesc Joaçaba, permitindo o desenvolvimento das competências fundamentais para gestores de empresas, atendendo às demandas profissionais das mais diversas organizações – públicas e/ou privadas.
A gestão da inovação, em ambientes inovadores, consiste na tomada de decisões por parte dos gestores, por meio de práticas, rotinas e atividades que podem impulsionar as ideias e projetos para gerarem maior valor na relação entre consumidor e empresa, permitindo que as empresas respondam às oportunidades e usem sua criatividade para a introdução de novas ideias, produtos ou processos.
Além das tecnologias, precisamos pensar nas inovações de produtos, serviços, estratégias de marketing e modelos organizacionais, ajustando a gestão de nossas empresas para desenvolver essa inovação. Essas competências são inerentes ao profissional que o cenário atual do universo do trabalho necessita. Ainda mais em um cenário pandêmico, que precisará dessas competências para incrementar a economia pós-Covid-19. Para gerenciar equipes é necessário um treinamento para adquirir as qualidades assertivas para uma gestão inovadora. Líderes e gestores de todas as áreas devem se aperfeiçoar sempre. Tudo começa pelas habilidades ou capacidades relacionadas à mente, as soft skills que determinam a capacidade de gerir pessoas e relacionamentos. Existem muitos modelos e práticas de processos e ferramentas que podem auxiliar nessa prática. As metodologias ágeis são práticas que visam agilidade, estratégia e alta qualidade do produto ou serviço e que promovem um processo de gerenciamento de projetos no sentido de incentivar a inspeção e adaptação contínua.
Geralmente, os executivos de alta performance compõem o alto escalão da empresa e assumem cargos de chefia nas diversas áreas dos negócios. São diretores (Recursos Humanos, Marketing, Financeiro e outros). Esses profissionais detêm conhecimento técnico e trabalham com o empreendedor na tomada de decisão, garantindo que a operação sob sua supervisão esteja alinhada com as diretrizes da empresa. Por isso, necessitam focar no seu desenvolvimento para agregar valor à empresa. São conhecedores do mercado e da cultura organizacional, têm pensamento analítico e orientação estratégica e são ágeis com a liderança. Para manterem-se assim, é necessária a obtenção de conhecimento constante.
Os professores do MBA em Gestão, Empreendedorismo e Inovação são pesquisadores que vivenciam a inovação e a criatividade no seu dia a dia profissional. As aulas começam em agosto e as inscrições estão abertas. A aula inaugural será realizada no Polo Inovale e será uma conversa com a professora Nina, onde ela abordará a Gestão Ágil para Negócios Inovadores.
Entre os conteúdos relacionados para o desenvolvimento do curso estão a Gestão ágil para negócios inovadores; Criatividade e inovação; Habitats de inovação e novos modelos de negócios e a Gestão de projetos e captação de recursos para inovação. As aulas acontecerão às sextas-feiras e aos sábados, com atividades em sala e extrassala.
Fonte: Rádio Catarinense