Secretaria de Educação de Joaçaba toma medidas emergenciais para dar mais segurança nas escolas municipais
Após a chacina ocorrida no dia 4 de maio na pré-escola Aquarela de Saudades, um alerta e várias perguntas sobre o nível de segurança nas escolas passou a dominar as conversas de quem tem filhos na rede pública de ensino.
O assunto foi motivo de questionamento por parte de nossos leitores e o Portal Éder Luiz entrou em contato com a Secretaria de Educação de Joaçaba nesta segunda-feira, 17. Recebemos a informação que algumas medidas emergenciais foram tomadas em todas as escolas da rede pública. O objetivo dessas medidas é inibir acesso de pessoas estranhas no ambiente escolar e dar uma maior segurança às crianças.
De acordo com a Secretária municipal de Educação, Tânia Durigon, todas as escolas terão câmeras e portão eletrônico para dar uma maior segurança aos alunos. "Estamos providenciando para que todas as nossas escolas tenham esses equipamentos. Parte delas já dispõem, contudo, agora vamos padronizar para que seja instalado nas demais escolas. Enquanto não acontece a instalação, como medida emergencial, estamos chaveando manualmente o portão", diz.
Ainda segundo Tânia, todas as escolas tem um porteiro, que afere a temperatura de todos os que adentram na unidade escolar e faz higienização das mãos, cumprindo assim com as normas exigidas durante a pandemia e desta forma está havendo também um cuidado especial no ingresso de pessoas estranhas nas escolas. Outra medida, é oferecer uma capacitação para todos os profissionais que estão nas unidades escolares em caso de haver uma invasão para saberem como proceder.
Mesmo diante de tamanha preocupação, a secretária trata de tranquilizar as famílias, pois as medidas necessárias estão sendo adotadas para evitar casos de violência e invasões.
"Gostaria de tranquilizar os pais nesse sentido, pois estamos tomando todas as medidas necessárias para que nossos alunos tenham segurança dentro do ambiente escolar", afirma.
A Secretaria de Educação também está agendando uma reunião com a Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público no sentido de ouvi-los sobre essas questões de segurança. "Nos próximos dias esperamos ter essa reunião para conversarmos sobre tais medidas preventivas e para sabermos o que mais podemos fazer nesse sentido, visando a segurança dos nossos alunos nas unidades escolares", finaliza.
Fonte: Éder Luiz