A expectativa melhorou: 90% de chances para que a energia elétrica seja reestabelecida ainda na tarde desta segunda-feira, 31, em Caçador, mesmo que de forma provisória. A cidade está em apagão desde a noite desta sexta-feira, 28. A reportagem da Rádio Caçanjurê conversou com engenheiros da região, que afirmam que a preocupação com as redes de energia que abastecem Caçador já é uma discussão antiga entre os profissionais da área.
A engenheira e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador e Região – ADEAC, Maíne Gonçalves, afirma que o tornado que atingiu Tangará em agosto de 2020, trouxe consequências. “Naquela ocasião, as torres de energia de Tangará foram atingidas, porém, não foram recuperadas. Se as torres estivessem em pleno funcionamento, hoje, elas poderiam ser usadas para trazer energia de Joaçaba ou região para a cidade de Caçador”.
Everaldo Cesar de Castro é diretor regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CREA. Ele afirma que já foram relizadas discussões e manifestações para que a cidade de Caçador estabeleça novas conexões de energia. “Nossos administradores precisam entender que Caçador, pela importância que tem no cenário estadual, não pode ficar a mercê de uma única linha de transmissão. o CREAS vai se unir as empresas e entidades para encontrarmos alternativas para sanar este problema e para que esta situação não se repita”.
O engenheiro eletricista Sidnei Pelegrinni, que também é membro da ADEAC explica que Caçador é alimentado apenas por uma rede de energia.
“A necessidade de uma alimentação auxiliar é eminente. Alternativas pra isso existem, mas a condição financeira é impactante. Hoje é Caçador é atendido pela linha de Campos Novos, onde dependemos totalmente deste caminho Videira-Caçador. A resolução seria um caminho alternativo e distinto, que venha de outra região. E então, a possibilidade de manter qualidade e fornecimento básico de energia seria bem melhor”.
São mais de 60 horas sem energia elétrica em Caçador. De acordo com informações, a situação deve se resolver ainda nesta segunda-feira.
Com informações RBV Rádios