O Padre Johann Reitmeier, fundador da Paróquia Nossa Senhora do Perétuo Socorro, nasceu no dia 13 de maio de 1888, na Áustria.
Quando ainda estava estudando para ser padre, foi convocado para lutar na 1ª Guerra Mundial, onde foi ferido por um tiro na boca, que comprometeu a sua fala pelo resto da vida.
Mesmo nascido no Dia de Nossa Senhora de Fátima, Padre Reitmeier era devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, assim como sua família.
Foi por ter sobrevivido à Guerra, que ele fez uma promessa: se tivesse a oportunidade de implantar uma Paróquia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro seria a padroeira.
O que ele não imaginava, era que essa Paróquia seria implantada em terras brasileiras. Convidado pelo Ministro Andreas Thaler, o Padre veio para Treze Tílias aos 45 anos, em 1933, acompanhando o primeiro grupo de imigrantes austríacos, que fundaria a colônia.
O Ministro Andréas Thaler era um homem religioso e incluiu no projeto de imigração o convite ao padre, pois considerava de fundamental importância o atendimento religioso-espiritual na nova colônia a ser fundada no Brasil.
Precisava de um sacerdote capaz de enfrentar a difícil realidade de uma nova colonização, em terras estranhas e distantes, por isso, escolheu Reitmeier.
Permaneceu em Treze Tílias por 35 anos, e sempre foi muito atuante não só em sua manifestação de fé e simplicidade, mas no apoio a todos os moradores da colônia, e mesmo suporte a municípios vizinhos. A Paróquia foi fundada em 8 de novembro de 1935.